Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada

Autores

  • Jussara Cristina Barboza TORTELLA atortella@uol.com.br
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Edna BUORO prof.edna@hotmail.com
    mestre pela PUC-Campinas

DOI:

10.29286/rep.v24i57.780

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Progressão continuada. Ciclos

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os sentidos atribuídos à avaliação praticada e à reprovação escolar. A coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a 168 alunos, 48 professores e 21 gestores do Ensino Fundamental e 5 especialistas da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que adota o sistema de ciclos e progressão continuada. Foi verificado que a maioria dos participantes apresentou como necessárias a reprovação escolar e pequenas mudanças nas ações avaliativas da escola, assim sendo, uma forte tendência dos ideais da seriação com algumas ideias de Progressão Continuada e Ciclos

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Biografia do Autor

Edna BUORO, mestre pela PUC-Campinas

Docente da rede municipal de Santa Gertrudes

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Publicado

2015-09-01

Como Citar

TORTELLA, J. C. B.; BUORO, E. Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 24, n. 57, p. 507–523, 2015. DOI: 10.29286/rep.v24i57.780. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/780. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores