Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos

Autores

  • Carlos Augusto Sant’Anna GUIMARÃES dioneia@ufmt.br
    Fundação Joaquim Nabuco
  • Ana de Fátima de Sousa ABRANCHES dioneia@ufmt.br
    Fundação Joaquim Nabuco

DOI:

10.29286/rep.v21i47.763

Palavras-chave:

Governança democrática. Instituições democráticas. Conselhos.

Resumo

A partir dos anos de 1990, o Brasil experimentou a criação de uma profusão de instâncias participativas em muitas áreas da política social, com destaque para saúde, assistência social, educação e direitos da criança e do adolescente. O setor educação é o que tem o pior desempenho na criação e no funcionamento dessas novas arenas participativas. O argumento principal desenvolvido neste artigo é o de que formato, composição, funcionamento dos conselhos e atores envolvidos são influenciados fortemente pelo que está em jogo: se a produção de normas e regulamentos ou se a fiscalização e controle dos recursos públicos.

Palavras-chave: Governança democrática. Instituições democráticas. Conselhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Sant’Anna GUIMARÃES, Fundação Joaquim Nabuco

Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco. Mestre em Ciência Política (UFPE). Endereço profissional: Rua Dois Irmãos, 92. Apipucos, Recife-PE. 52071-440. Publicou Conselhos Gestores na Educação (Massangana, 2009). Participa do grupo de pesquisa: Estado, Cidadania e Atores Sociais. Email: <carlos.santanna@fundaj.gov.br>. Tel. (81) 3073-6487.

Ana de Fátima de Sousa ABRANCHES, Fundação Joaquim Nabuco

Doutora em Educação (UFPE). Analista em Ciência e Tecnologia da Fundação Joaquim Nabuco. Endereço profissional: Av. Dezessete de Agosto, 2.187, Casa Forte. Recife-PE. 52061-540 Participa do grupo de pesquisa Políticas Públicas de Educação. <ana.abranches@fundaj.gov.br>. Tel.: 3073-6485.

Referências

ALUNOS brasileiros ficam entre os últimos em ciências. 30 set. 2007. Jornal da Ciência. Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=52694>. Acesso em: 05 jul. 2010.

ARRETCHE, Marta T. S. Políticas Sociais no Brasil: descentralização em um Estado federativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, n. 40, v. 14, jun. 1999.

AVRITZER, L. et al. Reinventando os mecanismos de inclusão e controle social nos conselhos de saúde. Relatório de pesquisa. Belo Horizonte, FAPEMIG 2005. Disponível em: <http://www.democraciaparticipativa.org/arquivos/saude_fundep.htm>. Acesso em: 9 maio 2008.

AVRITZER, Leonardo (Coord.). Sociedade Civil e Democratização. Belo Horizonte: Del Rei, 1994.

______ (Org.) A participação social no Nordeste. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

BALZANO, S.; ZANCHET, V. Organização dos Conselhos Municipais de Educação. Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação. Guia de Consulta. Ministério da Educação, Brasília, DF, 2003.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. 18. Ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

______. Emenda Constitucional nº 14, de 12 de setembro de 1996. Modifica os artigos 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

______. Congresso Nacional. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Brasília. 1996.

______. Congresso Nacional. Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Brasília, DF, 1996.

BURITY, J. Identidade e cidadania: a cultura cívica no contexto de uma nova relação entre sociedade civil, indivíduos e Estado. Cadernos de Estudos Sociais. Recife, n. 2, v. 15, p. 223-253, 1999.

CAMARGO, A. Governança. In: TRIGUEIRO, A. (Coord.). Meio Ambiente no século 21. 4. ed. Campinas: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2005.

CASTRO, J. A.; DUARTE, B. C. Descentralização da educação pública no Brasil: trajetória dos gastos e das matrículas. Brasília, DF: IPEA, 2008 (Texto para discussão).

CÔRTES, S. M. V. Viabilizando a participação em conselhos de políticas públicas municipais: arcabouço institucional, organização do movimento popular e policy communities. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ANPOCS, 25. 2002, Caxambu. Anais... Caxambu, MG, 2002.

______. Fóruns participativos e governança: uma sistematização das contribuições da literatura. In: LUBAMBO, C.; COELHO, D.; MELO, M. A. Desenho institucional e participação política: experiências no Brasil contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

CURY, C. R. J. O Conselho Nacional de Educação e a gestão democrática. In: OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

DAGNINO, E. (Org.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

DAVIES, Nicholas. O FUNDEF e o orçamento da educação – desvendando a caixa preta. São Paulo: Autores Associados, 1999.

FERNANDES, A. S. A. Gestão municipal e participação social no Brasil: trajetória de Recife e Salvador (1986-2000). São Paulo: Annablume; Fapesp, 2004.

FERNANDES, A. S.; BONFIM, W. L. A democratização da gestão municipal no Brasil: a abordagem teórica do objeto. In: LUBAMBO, C.; COELHO, D.; MELO, M. A. Desenho institucional e participação política: experiências no Brasil contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

FUCKS, M. Contexto, regras e efetividade deliberativa: considerações a respeito dos conselhos de Curituba. In: AVRITZER, L. (Org.). A participação social no Nordeste. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

GOHN, M. G. Os conselhos municipais e a gestão urbana. In: SANTOS JÚNIOR, O. A.; RIBEIRO, L. C. Q.; AZEVEDO, S. (Org.). Governança democrática e poder local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, Fase, 2004.

______. Conselhos gestores e participação sociopolítica. São Paulo: Cortez, 2001 (Coleção questões da nossa época, v. 84).

GUIMARÃES, C. A. S. Conselhos municipais de educação: comunidades em ação: Possibilidades e limites da participação política na gestão democrática da educação. Relatório de pesquisa. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2006.

GUIMARÃES, C. A. S et al. Conselhos gestores na educação: perfil, discurso, funcionamento. Recife: Massangana, 2009.

GUIMARÃES, C. A. S.; COUTINHO, Henrique G. Conselhos do Fundef: avaliação da gestão democrática. Relatório de pesquisa. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Perfil dos municípios brasileiros: Gestão pública 2001. Rio de Janeiro: IBGE, 2003.

KISSLER, L.; HEIDEMANN, F. G. Governança pública: novo modelo regulatório para as relações entre Estado, mercado e sociedade? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, FGV, n. 40, v.3, p. 479-499, maio/jun. 2006.

MARQUES, Helena Maria de B. Conselhos Municipais de Educação no discurso dos seus conselheiros. Relatório de pesquisa. Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 2006.

MELO, M. A. Empowerment e governança no Brasil: questões conceituais e análise de preliminar de experiências selecionadas. Relatório de pesquisa. Brasília: World Bank, Brazilian Office, 2003.

PAULA, A. P. de. Por uma nova gestão pública. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2005.

PLANK, D. N. Política educacional no Brasil: caminhos para a salvação pública. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PNUD; IPEA; FJP; IBGE. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. Rio de Janeiro, 2000.

PUTNAM, R. D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

SANTOS, Clóvis R. dos. Educação escolar brasileira: estrutura, administração, legislação. São Paulo: Pioneira, 1999.

SANTOS JÚNIOR, O. A. dos. Democracia e governo local: dilemas e reforma municipal no Brasil. Rio de Janeiro: Revan: FASE, 2001.

SANTOS JÚNIOR, O. A.; RIBEIRO, L. C. Q.; AZEVEDO, S. (Org.). Governança democrática e poder local: a experiência dos conselhos municipais no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, Fase, 2004.

SOUZA, C. Sistema brasileiro de governança local: inovações institucionais e sustentabilidade. In: LUBAMBO, C.; COELHO, D.; MELO, M. A. Desenho institucional e participação política: experiências no Brasil contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TATAGIBA, L. Os Conselhos gestores e a democratização das políticas públicas no Brasil. In: DAGNINO, E. (Org.). Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

______. O novo estatuto da participação no contexto do Estado Pós-ajuste. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ANPOCS 29, 2005, Caxambu. Anais... Caxambu, GT 05 – Dilemas da Modernidade periférica, 2005.

TEIXEIRA, E. O local e o global: limites e desafios da participação. São Paulo: Cortez; Recife: EQUIP; Salvador: UFBA, 2001.

WAMPLER, B. Expandindo accountability através de instituições participativas? Ativistas e reformistas nas municipalidades brasileiras. In: LUBAMBO, C.; COELHO, D.; MELO, M. A. Desenho institucional e participação política: experiências no Brasil contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

WERLE, F. O. C. Conselhos Municipais de Educação: Estudo genético-histórico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 103, p.123-135, mar. 1998.

Downloads

Publicado

2013-03-13

Como Citar

GUIMARÃES, C. A. S.; ABRANCHES, A. de F. de S. Instituições participativas na educação: entre a governança democrática e a captura de recursos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 527–548, 2013. DOI: 10.29286/rep.v21i47.763. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/763. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania