Narrativas infantis: imagens e simbolismos

Autores

  • Iduina Mont´Alverne Braun CHAVES dioneia@ufmt.br
    Universidade Federal Fluminense http://www.uff.br
  • Adrianne Ogêda GUEDES dioneia@ufmt.br
    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

10.29286/rep.v21i47.760

Palavras-chave:

Educação. Pesquisa educacional. Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Educação.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada numa escola pública de Niterói/RJ com o objetivo de captar traços da cultura escolar em cenas e imagens da vida da instituição a partir do olhar, das imagens e das narrativas das crianças. Os princípios teórico-metodológicos da pesquisa ancoram-se na epistemologia da complexidade de Edgar Morin, na Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand (1988, 1989), e na (auto) biografia, especialmente nos estudos de Nóvoa (2004), Josso (2009), Catani (2003), Chaves (1999, 2000), Passeggi (2008), usados para apresentar/analisar temas recorrentes em torno dos quais se estrutura a cultura e o imaginário da escola na perspectiva da criança.

 

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Biografia do Autor

Iduina Mont´Alverne Braun CHAVES, Universidade Federal Fluminense

Profa. Associada da Universidade Federal Fluminense. Doutora pela USP e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Coordenadora da Formação de Professores da UFF, coordenadora do Grupo e Pesquisa Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa, e Educação (CIMNE). Faculdade de Educação, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ. Tel. (21-26292714).

Adrianne Ogêda GUEDES, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Profa. adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutora pela UFF e participante do Grupo de Pesquisa Cultura, Memória, Narrativa, Imaginário e Educação. UNIRIO, Av. Pasteur, 296. CEP: 22290-250 Urca, Rio de Janeiro, RJ.

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Narrativas infantis: imagens e simbolismos • 485

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Publicado

2013-03-13

Como Citar

CHAVES, I. M. B.; GUEDES, A. O. Narrativas infantis: imagens e simbolismos. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 467–485, 2013. DOI: 10.29286/rep.v21i47.760. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/760. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores