Reformas na Educação Profissional Brasileira na Década de 1990: consenso e hegemonia

Autores

DOI:

10.29286/rep.v28i67.7477

Palavras-chave:

História da educação profissional, Políticas Públicas Educacionais, Acumulação Flexível do Capital

Resumo

Objetiva-se apresentar e discutir as propostas e interesses do empresariado nacional e dos organismos internacionais na reforma da educação profissional brasileira na década de 1990. Essa é uma pesquisa qualitativa de abordagem documental e bibliográfica. Foram analisados documentos emanados por essas instituições na década de 1990 à luz dos conceitos de estado, de Gramsci (1991), acumulação flexível do capital, de Harvey (1992), e trabalho, de Marx (1971). Os documentos analisados promoveram um consenso no âmbito educativo nacional e serviram de referência para a proposição de reformas no sistema educacional brasileiro, que passou a priorizar uma formação geral, flexível e polivalente.Palavras-chave: História da educação profissional. Políticas Públicas Educacionais. Acumulação Flexível do Capital.

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Biografia do Autor

Arão Davi OLIVEIRA, UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - UCDB

Arão Davi Oliveira é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado e
Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Professor na graduação em
Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera Campo Grande, MS/ Brasil, também, da
Faculdade Campo Grande (FCG), MS/ Brasil; é membro do ao Grupo de Pesquisa Políticas
de Formação e Trabalho Docente na Educação Básica, vinculado ao PPGE/UCDB, e do
Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais no âmbito da Educação Básica, vinculado
ao PPGE/UCB/DF; Bolsista de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (CAPES), Brasil; E-mail: adodavi@gmail.com.

Celeida Maria Costa de SOUZA e SILVA, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Celeida Maria Costa de Souza e Silva é Doutora em Educação, Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), MS/Brasil; é Líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação e Trabalho Docente na Educação Básica, vinculado ao PPGE/UCDB, e Vice-líder  do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais no âmbito da Educação Básica, vinculado PPGE/UCB/DF; E-mail:celeidams@uol.com.br.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, A. D.; SOUZA E SILVA, C. M. C. de. Reformas na Educação Profissional Brasileira na Década de 1990: consenso e hegemonia. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 67, p. 169–191, 2018. DOI: 10.29286/rep.v28i67.7477. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7477. Acesso em: 5 nov. 2024.