A escolarização da infância rural no espaço lusobrasileiro na perspectiva da educação comparada (1935 a 1945)

Autores

  • Elizabeth Figueiredo de Sá elizabethfsa1@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Carlos Henrique Carvalho carloshcarvalho06@yahoo.com.br
  • Luciana Vicência do Carmo de Assis e Silva lu_vicencia@yahoo.com.br

DOI:

10.29286/rep.v27i66.7179

Palavras-chave:

Pesquisa comparada. Educação rural. Espaço luso-brasileiro.

Resumo

Analisar as políticas públicas educacionais voltadas para a escolarização da infância rural no espaço luso-brasileiro, privilegiando a organização da escola do ensino primário elementar é foco deste artigo. Subsidiados pela história comparada, são analisadas produções acadêmicas e legislações dos países, privilegiando categorias que permitiram aproximar/ distanciar das realidades: acesso, modalidades escolares e currículo. A delimitação temporal deve-se ao período inicial do governo de Salazar, em Portugal, que contempla, também, o Estado Novo no Brasil (1937-1945). Utilizou-se da escola para imprimir na infância valores nacionalistas e formar hábitos e saberes necessários para o trabalho.

Palavras-chave: Pesquisa comparada. Educação rural. Espaço luso-brasileiro.

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Biografia do Autor

Elizabeth Figueiredo de Sá, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Participou do estagio de doutoramento na
Universidade do Porto (2004). Em 2009 concluiu o pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP e em
2018 na Universidade Federal de Uberlândia. É coordenadora do grupo de Pesquisa História da Educação e
Memória (GEM-IE-UFMT). Atua como professora adjunta no Instituto de Educação e no Programa de Pósgraduação
da UFMT. E-mail: <elizabethfsa1@gmail.com>

Carlos Henrique Carvalho

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (2003) e estágio pós-doutoral em História da Educação na
Universidade de Lisboa (2008). É professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de
Uberlândia (UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). É Pró-Reitor de
Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, gestão 2017-2020. É o atual presidente do Conselho Curador da Fundação
de Apoio Universitário (FAU), 2017 a 2020. É pesquisador da FAPEMIG (no Programa Pesquisador Mineiro)
e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Email:carloshcarvalho06@yahoo.com.br

Luciana Vicência do Carmo de Assis e Silva

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação do Instituto de Educação da UFMT. Estágio de
doutoramento na Universidade de Coimbra, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES). Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Pesquisadora financiada pela
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT). Email: lu_vicencia@yahoo.com.br

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Publicado

2018-09-04

Como Citar

SÁ, E. F. de; CARVALHO, C. H.; ASSIS E SILVA, L. V. do C. de. A escolarização da infância rural no espaço lusobrasileiro na perspectiva da educação comparada (1935 a 1945). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 66, p. 951–972, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i66.7179. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7179. Acesso em: 8 nov. 2024.