O discurso pedagógico ambiental no jogo Minecraft

Autores

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.7118

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Discurso pedagógico ambiental, Minecraft

Resumo

O artigo em questão buscou abordar as relações de poder, as formas de condução da conduta dos sujeitos e a formação de um discurso pedagógico ambiental empregado no jogo eletrônico Minecraft. A partir do tema Educação Ambiental e jogo eletrônico, tomou-se como problema de pesquisa a questão: quais lições ambientais são acionadas no jogo Minecraft? Para responder a problemática lançou-se mão da análise foucaultiana do discurso como metodologia. Ao se analisar o jogo, verificaram-se táticas discursivas que visavam ensinar os sujeitos jogadores, por meio de lições de produção e cultivo de horta e plantio de árvores, formas de ser ambientalmente correto.

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Biografia do Autor

Elisângela Barbosa MADRUGA, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em educação ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura ambiente e Filosofia - GEECAF

Paula Corrêa HENNIMG, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutora  em  Educação  pela  Universidade  do  Vale  do  Rio  dos  Sinos.  Professora  Associada  do  Instituto  de Educação,  professora  permanente  do  Programa  de  Pós-graduação  em  Educação  Ambiental  e  do  Programa  de Pós-Graduação  Educação  em  Ciências  da  Universidade  Federal  do  Rio  Grande –FURG.

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

MADRUGA, E. B.; HENNIMG, P. C. O discurso pedagógico ambiental no jogo Minecraft. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.7118. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7118. Acesso em: 5 nov. 2024.