Educação, poder e ordem: política e quotidiano numa escola de formação de professores

Autores

  • Luís Mota mudamseostempos@gmail.com
    Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação | Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Organizacionais, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra (GRUPOEDE, CEIS20, UC)
  • António Gomes Ferreira antonio@fpce.uc.pt
    Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação, Universidade de Coimbra (FPCEUC) | Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Organizacionais, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra (GRUPOEDE, CEIS20, UC)

DOI:

10.29286/rep.v27i66.7066

Palavras-chave:

Formação de professores. Escola do Magistério Primário. Estado Novo

Resumo

Centrado na Escola do Magistério Primário de Coimbra (EMPC), entre 1942 e 1974, constitui um recorte de uma investigação mais vasta sobre as instituições públicas de formação de professores do ensino primário, em Coimbra, nos séculos XX e XXI. As fontes mobilizadas foram o arquivo, a memória e o museu onde analisámos dimensões das áreas pedagógica e didática, bem como sociocultural. A partir da triangulação de dados construímos uma interpretação do modelo pedagógico da EMPC, polarizado nos conceitos de educação, poder e ordem, tendo como pano de fundo a relação dialética entre a norma e as práticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Mota, Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação | Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Organizacionais, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra (GRUPOEDE, CEIS20, UC)

Doutor em História da Cultura. Professor adjunto do Instituto Politécnico de Coimbra, na Escola Superior de Educação (IPC, ESE). Vice-coordenador científico do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Organizacionais, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra (GRUPOEDE, CEIS20, UC).

António Gomes Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação, Universidade de Coimbra (FPCEUC) | Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Organizacionais, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra (GRUPOEDE, CEIS20, UC)

Doutor em Ciências da Educação. Professor associado e diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Coordenador científico do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Organizacionais, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra (GRUPOEDE, CEIS20, UC)

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

MOTA, L.; FERREIRA, A. G. Educação, poder e ordem: política e quotidiano numa escola de formação de professores. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 66, p. 883–901, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i66.7066. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7066. Acesso em: 27 abr. 2024.