Educação, poder e ordem: política e quotidiano numa escola de formação de professores
DOI:
10.29286/rep.v27i66.7066Palavras-chave:
Formação de professores. Escola do Magistério Primário. Estado NovoResumo
Centrado na Escola do Magistério Primário de Coimbra (EMPC), entre 1942 e 1974, constitui um recorte de uma investigação mais vasta sobre as instituições públicas de formação de professores do ensino primário, em Coimbra, nos séculos XX e XXI. As fontes mobilizadas foram o arquivo, a memória e o museu onde analisámos dimensões das áreas pedagógica e didática, bem como sociocultural. A partir da triangulação de dados construímos uma interpretação do modelo pedagógico da EMPC, polarizado nos conceitos de educação, poder e ordem, tendo como pano de fundo a relação dialética entre a norma e as práticas sociais.Downloads
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Publicado
2018-09-04
Como Citar
MOTA, L.; FERREIRA, A. G. Educação, poder e ordem: política e quotidiano numa escola de formação de professores. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 66, p. 883–901, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i66.7066. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7066. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Educação, Poder e Cidadania