Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.

Autores

DOI:

10.29286/rep.v28i67.7038

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso.

Resumo

O artigo apresenta concepções de qualidade presentes nos dizeres de professores e egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino superior. Para tanto, partindo dos estudos de Gadotti (2003), Gentili (1999) e Marques (2000) sobre a perspectiva neoliberal e social, promove-se pesquisa qualitativa, mediante pesquisa de campo, desenvolvendo entrevista semiestruturada com os participantes. Falas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo, conforme (BARDIN, 2011). Como resultados, sobressaem-se nas falas dos professores a qualidade na perspectiva neoliberal voltada ao ingresso no mercado de trabalho. O discurso de qualidade social predomina nas falas das acadêmicas egressas da EJA.

Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso

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Biografia do Autor

Caroline de Moura Rosa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em São Francisco de Paula.

Sita Mara Lopes Sant' Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS, nas unidades em Porto Alegre e São Francisco de Paula.

Odilon Antônio Stramare, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Prof. Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em Cruz Alta e São Francisco de Paula.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

ROSA, C. de M.; SANT’ ANNA, S. M. L.; STRAMARE, O. A. Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 67, p. 15–37, 2018. DOI: 10.29286/rep.v28i67.7038. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7038. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores