Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v28i67.7038


Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso.

Resumo

O artigo apresenta concepções de qualidade presentes nos dizeres de professores e egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino superior. Para tanto, partindo dos estudos de Gadotti (2003), Gentili (1999) e Marques (2000) sobre a perspectiva neoliberal e social, promove-se pesquisa qualitativa, mediante pesquisa de campo, desenvolvendo entrevista semiestruturada com os participantes. Falas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo, conforme (BARDIN, 2011). Como resultados, sobressaem-se nas falas dos professores a qualidade na perspectiva neoliberal voltada ao ingresso no mercado de trabalho. O discurso de qualidade social predomina nas falas das acadêmicas egressas da EJA.

Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos. Conceitos de Qualidade. Análise de Discurso

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Biografia do Autor

  • Caroline de Moura Rosa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em São Francisco de Paula.
  • Sita Mara Lopes Sant' Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
    Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS, nas unidades em Porto Alegre e São Francisco de Paula.
  • Odilon Antônio Stramare, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
    Prof. Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em Cruz Alta e São Francisco de Paula.

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Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores

Como Citar

Sentidos de qualidade: vozes de professores e estudantes egressos da EJA no ensino superior. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 67, p. 15–37, 2018. DOI: 10.29286/rep.v28i67.7038. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7038. Acesso em: 11 abr. 2025.