Os elementos etnoculturais de uma pedagogia triangular: o caminho para a hospitalidade convivial

Autores

  • Jovino PIZZI jovino.piz@gmail.com
    Universidade Federal de Pelotas (Departamento Fundamentos da Educação), rua Alberto Rosa, 154, CEP 96010-770 – Pelotas (RS); Tel.: (53) 3284-5533.

DOI:

10.29286/rep.v27i65/2.6888

Palavras-chave:

Educação. Geoculturalidade. Interculturalidade. Hospitalidade.

Resumo

tecelagem sociocultural inspirada em uma epistemologia do mundo da vida afro-ibérico- -ameríndio. O objetivo é realçar a necessidade de uma consideração etno-cultural em torno a multiplicidade étnico-racial e, em decorrência, insistir na necessidade de uma pedagogia capaz de cultivar uma hospitalidade voltada à convivência com a diversidade. O debate tem em vista considerações geoculturais de um horizonte que interconecta três continentes: África, Europa e as Américas. Ao mesmo tempo, pretende-se delinear uma aproximação aos princípios e fins da Educação Nacional em relação às exigências dos estudos afro e indígenas, do ponto de vista histórico e/ou cultural.

Palavras-chave: Educação. Geoculturalidade. Interculturalidade. Hospitalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jovino PIZZI, Universidade Federal de Pelotas (Departamento Fundamentos da Educação), rua Alberto Rosa, 154, CEP 96010-770 – Pelotas (RS); Tel.: (53) 3284-5533.

Jornalista e doutor em filosofia (UJI, 2002), coordenador do grupo de pesquisa ética pós-metafísica e
teorias da justiça: as novas democracias e os desafios da educação para a justiça; professor da Universidade
Federal de Pelotas (Departamento Fundamentos da Educação), rua Alberto Rosa, 154, CEP 96010-770 –
Pelotas (RS); Tel.: (53) 3284-5533. Email: <jovino.piz@gmail.com>.

Referências

APEL, K.-Otto. Trayectoria filosófica de una sensibilidad hermenéutica. Revista Anthropos: Huellas del conocimiento, Barcelona, n. 183, p. 4-11, marzo-abr. 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Brasília, DF: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Edição atualizada até março de 2017. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio. A dramática história dos índios norte-americanos. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2010.

DÉOTTE, Jean-Luis. Catastrofe y Olvido. Las ruínas, Europa, el Museo. Santiago do Chile: Editorial Cuarto Propio, 1998.

ELLISON, Ralph. Invisible Man. New York: Vintge Books, 1952.

FORNET-BETANCOURT, Raúl. Teses para a transformação intercultural da razão. In: GHIGGI, G.; J. PIZZI. Mundo da vida, interculturalidade e educação. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2013. p. 11-29.

GRÜNNER, Eduardo. La oscuridad y las luces. Buenos Aires: Edhasa, 2010.

HABERMAS, Jürgen. La inclusión del otro. Barcelona; Buenos Aires; México: Paidós, 1999.

HABERMAS, Jürgen. Mundo de la vida, política y religión. Madrid: Trotta, 2015.

HONNETH, Axel. Reconocimiento y menosprecio. Sobre la fundamentación normativa de una teoría social. Madrid: Katz Editores, 2010.

HONNETH, Axel. La sociedad del desprecio. Madrid: Editorial Totta, 2011.

KUSCH, Rodolfo. América profunda. Buenos Aires: Biblos, 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O filósofo e sua sombra. In: MERLEAU-PONTY, Maurice. Textos escolhidos. Tradução de Marilena de Souza Chauí. São Paulo: Abril Cultural, 1984. p. 239-260. (Coleção Os pensadores).

PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

PIZZI, J. O mundo da vida: Husserl e Habermas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

PIZZI, J. Aspectos hermenêutico-fenomenológicos do mundo da vida: releituras crítico-educativas. Revista Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 14, n. 2, p. 134-142, maio/ago.2010.

PIZZI, J. Parochial monolinguism under the guise of “universal dialogue” (ISUD). Topologik. Revista Internazionale di Scienze Filozofiche, Pedagogiche e Sociale. Italia, n. 21, p. 30-45, primeiro semestre de 2017.

QUESADA, Francisco Miró. Despertar y proyecto del filosofar latinoamericano. México: Fondo de Cultura Económica, 1974.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Downloads

Publicado

2018-06-21

Como Citar

PIZZI, J. Os elementos etnoculturais de uma pedagogia triangular: o caminho para a hospitalidade convivial. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/2, p. 657–673, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/2.6888. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6888. Acesso em: 5 nov. 2024.