Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia

Autores

  • Ricardo Gilson da Costa SILVA rgilson@unir.br
    Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Josélia Gomes NEVES joselia.neves@pq.cnpq.br
    (UNESP), Professora do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER/ UNIR-Ji-Paraná) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (MEPE/UNIR

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6887


Palavras-chave:

Território. Direitos Humanos. Educação do Campo. Amazônia

Resumo

Na Amazônia brasileira as forças do agronegócio expressam objetivamente uma visão e materialização de projeto de território que afeta frontalmente à população rural e suas formas de organização social na busca de sentidos e significados aos seus modos de vida. Nesse sentido, o texto articula leitura teórica do território e experiências de campo com os processos modeladores do espaço rural. A articulação aponta como as ações do agronegócio produzem impactos na educação do campo, que por sua vez, responde a estas investidas com mecanismos de resistência inscritas em seus modelos de escolarização que devem ser adequados aos seus contextos e interesses. Dado a evidente desproporcionalidade nestas relações, a exigência dos direitos humanos constitui imperativo urgente e inadiável.

 

Palavras-Chave: Território. Direitos Humanos. Educação do Campo. Amazônia

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Biografia do Autor

  • Ricardo Gilson da Costa SILVA, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

    Doutor em Geografia Humana (USP), professor do Departamento de Geografia, do Programa de Pós-
    Graduação em Geografia (PPGG/UNIR) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Profissional em
    Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS/UNIR). Coordenador do Grupo de Pesquisa em
    Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA) e do Laboratório de Gestão do Território
    (LAGET) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). End.: Campus UNIR, Bloco Geografia, Sala 11,
    BR 364, Km 9,5, CEP, 76801-059- Porto Velho/RO. Tel.: (55) (69) 99251-7929. Email: <rgilson@unir.br>.

  • Josélia Gomes NEVES, (UNESP), Professora do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER/ UNIR-Ji-Paraná) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (MEPE/UNIR

    Doutora em Educação Escolar (UNESP), Professora do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER/
    UNIR-Ji-Paraná) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (MEPE/UNIR) - Mestrado
    Profissional da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação
    na Amazônia (GPEA/UNIR). Coordenou a Especialização Lato Sensu da Unir do Projeto Projovem Campo
    Saberes da Terra (Portaria 170/GR de 16 de março de 2010. End.: Rua Gonçalves Dias, 511, CEP: 76900-692-
    Ji-Paraná/Rondônia. Tel.: (55) (69) 99246-5611. Email: <joselia.neves@pq.cnpq.br>.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/2, p. 635–655, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/2.6887. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6887. Acesso em: 15 mar. 2025.