Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia
DOI:
10.29286/rep.v27i65/2.6887Palavras-chave:
Território. Direitos Humanos. Educação do Campo. AmazôniaResumo
Na Amazônia brasileira as forças do agronegócio expressam objetivamente uma visão e materialização de projeto de território que afeta frontalmente à população rural e suas formas de organização social na busca de sentidos e significados aos seus modos de vida. Nesse sentido, o texto articula leitura teórica do território e experiências de campo com os processos modeladores do espaço rural. A articulação aponta como as ações do agronegócio produzem impactos na educação do campo, que por sua vez, responde a estas investidas com mecanismos de resistência inscritas em seus modelos de escolarização que devem ser adequados aos seus contextos e interesses. Dado a evidente desproporcionalidade nestas relações, a exigência dos direitos humanos constitui imperativo urgente e inadiável.
Palavras-Chave: Território. Direitos Humanos. Educação do Campo. Amazônia
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