Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT
DOI:
10.29286/rep.v27i65/2.6885Palavras-chave:
Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de VidaResumo
professora quilombola. Por meio dela procurou- se compreender os processos de resistência construídos diante de exclusões e discriminações raciais vividas. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de coletas foram a observação e a entrevista. Os resultados apontam uma trajetória marcada pela pobreza, estigmatização, racismos, preconceito de gênero e de região. Revela também que a escolarização e a participação nos movimentos sociais quilombolas foram as principais estratégias utilizadas pela docente para resistir e reestabelecer sua autoimagem, sua autoestima, autoconfiança e profissionalizar-se, transformando, assim, suas condições globais de vida.
Palavra-chave: Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida.
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