Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola

Autores

  • Osvaldo Martins de OLIVEIRA oliveira.osvaldomartins@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo.

DOI:

10.29286/rep.v27i65/2.6884

Palavras-chave:

Quilombos. Escrita. Educação. Professores.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a trajetória de uma professora quilombola e suas experiências com a educação escolar. Ele se fundamenta nos conceitos de quilombo e grupo étnico, e, metodologicamente, trabalha com trajetória e relatos de vida. Elabora breves considerações sobre o acesso à escrita por alguns negros no decorrer do século XIX. Descreve nos anos recentes os contatos do pesquisador com professores quilombolas, enfatizando suas colaborações para o livro e vídeo-documentário didáticos. Na última parte, analisa a trajetória e as experiências da professora Olindina no campo da educação e da militância política.

 

Palavras-chave: Quilombos. Escrita. Educação. Professores.

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Biografia do Autor

Osvaldo Martins de OLIVEIRA, Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutor em Antropologia e professor na Universidade Federal do Espírito Santo. Núcleos de pesquisa:
Comitê Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da
UFES, Grupo de Estudos Territórios Étnicos (CNPq). Projetos: “Identidade, Memória e Patrimônio
Cultural”; “Africanidades e seus Zeladores”; “Jongos e Caxambus: memórias de mestres e culturas afrobrasileiras
no ES”. End.: Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES), CEP.: 29.075-073. Tel.:
4009-7797. Email: <oliveira.osvaldomartins@gmail.com>.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

OLIVEIRA, O. M. de. Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/2, p. 573–590, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/2.6884. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6884. Acesso em: 5 nov. 2024.