Direitos humanos e diversidade cultural: implicações curriculares

Autores

  • Alípio CASALI casali@uol.com.br
    PUC-SP

DOI:

10.29286/rep.v27i65/2.6883

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Cultura. Diversidade. Currículo.

Resumo

O presente texto considera, preliminarmente, o currículo como uma prática social sujeita às mesmas tensões, conflitos e contradições a que estão sujeitos os direitos humanos e a diversidade cultural. A partir daí, pensa fundamentos para a elaboração de projetos curriculares diferenciados, concretos, de efetivação dos direitos humanos, mais especificamente, dos direitos à diversidade como parte dos direitos à cidadania. O texto conclui que tais fundamentos requerem projetos de investimento na positividade da tensão entre universalidade e culturalidade, relacionada à positividade da tensão entre igualdades e diferenças no currículo.

Palavras-Chave: Direitos Humanos. Cultura. Diversidade. Currículo.

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Biografia do Autor

Alípio CASALI, PUC-SP

Graduado e Licenciado em Filosofia; Mestre e Doutor em Educação (PUC-SP); Pós-Doutor em Educação
(Universidade de Paris 8). Professor Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da PUC-SP.
Docente e Pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP. End.:
Rua Ministro Godoi, 969, CEP 05015-000, São Paulo, SP. Tel.:(011) 3670-8514. Email: <casali@pucsp.
br> <a.casali@uol.com.br>. <alipio@casalimurta.com.br>.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

CASALI, A. Direitos humanos e diversidade cultural: implicações curriculares. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/2, p. 549–572, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/2.6883. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6883. Acesso em: 23 dez. 2024.