Apresentação

Autores

  • Suely Dulce de CASTILHO castilho.suely@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação
  • Nilce Vieira Campos FERREIRA nilcevieiraufmt@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/2.6882


Resumo

Em tempos de aprovação da reforma do Ensino Médio, de supressão dos termos identidade de gênero e orientação sexual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de crescente participação do setor empresarial em instituições de ensino, de militarização de instituições escolares, de ampla ofensiva liberal-conservadora, apoiada em uma aliança entre o empresariado da educação e os setores mais reacionários, evidencia-se a disputa pela concepção de educação nos mais variados espaços e tempos. Os textos que ora apresentamos se mostram pertinentes para a discussão que remete à necessidade de desconstrução de práticas e discursos colonizadores e discriminatórios rumo à reconstrução do tecido social no qual estamos imersos.

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Biografia do Autor

  • Suely Dulce de CASTILHO, Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação
    Doutora em Educação
  • Nilce Vieira Campos FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

    Doutora em Educação

    Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

Apresentação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/2, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/2.6882. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6882. Acesso em: 24 mar. 2025.