Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013

Autores

DOI:

10.29286/rep.v22i48.684

Palavras-chave:

Educação. Pesquisa educacional. Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Educação.

Resumo

O n. 48 da Revista de Educação Pública proporciona aos leitores o acesso a resultados de pesquisa sobre: trajetórias socioescolares de estudantes de Educação de Jovens e Adultos; como um professor se torna professor; relações entre representação social de gênero e fracasso escolar; políticas inclusivas de acesso ao ensino superior considerando-se países da América Latina; a participação da sociedade civil em um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB); significados de consciência, conscientização e tomada de consciência presentes em um evento do campo da Educação Ambiental; a memória recente do ensino médio profissionalizante em escola pública brasileira sob influência de valores culturais norte-americanos; a existência de um ambiente competitivo no ensino de química; e o ensino da matemática em cursos de licenciatura em Pedagogia. Além das pesquisas, resenha uma obra clássica do campo da Filosofia na perspectiva de situá-la como campo da pesquisa em educação. As pesquisas evidenciadas nos artigos deste número são realizadas sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, tais como pesquisas narrativas; análise materialista-histórica de políticas educacionais, leitura sócio-interacionista da construção de conhecimento, representações sociais na educação, dimensões pessoal e coletiva na produção da memória e pedagogia crítica. Na coleta de dados para suas análises, as pesquisas constituem bons exemplos de diversos tipos de estudo e instrumentos de coleta de dados característicos da abordagem qualitativa na pesquisa educacional, tais como: questionários fechados e abertos, entrevistas estruturadas e semiestruturadas, entrevistas narrativas, ateliê biográfico de projeto, estudos documentais desde leis a cadernos de ocorrências nas escolas, tratamento estatístico dos dados e processamento de dados pelo software Alceste. Na delimitação espaço-temporal, as pesquisas evidenciadas nos artigos fazem seus recortes em realidades locais sem perder a conexão com âmbitos mais amplos. Nesse sentido, analisam realidades ligadas a municípios, a estados brasileiros e à América Latina. Sintam-se todos convidados à leitura! As Editoras

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Publicado

2013-01-29

Como Citar

EDITORIAL, E. Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 1–216, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i48.684. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/684. Acesso em: 19 abr. 2024.