Cultura escolar e disciplina na formação de professores: a Escola Normal de Montes Claros (1888-1903)

Autores

  • Wenceslau GONÇALVES NETO wenceslau@ufu.br
    Universidade de Uberaba (UNIUBE) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Carlos Henrique de CARVALHO carloshcarvalho06@yahoo.com.br
    Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

10.29286/rep.v27i65/1.6594

Palavras-chave:

Cultura Escolar. Disciplina. Escola Normal. Minas Gerais.

Resumo

A Escola Normal de Montes Claros foi criada em 1879, funcionando regularmente até 1905, quando sofre sua primeira interrupção. A documentação permite perceber diversos ângulos da cultura da escola: configuração das relações institucionais, com reformas no regulamento, currículo, delimitação e vigilância do espaço, do uniforme escolar; manifestações indisciplinares: aluno-professor, aluno-aluno(a) e aluno-funcionário; esforço pela preservação da autoridade de professores, diretor e funcioná- rios; diferentes manifestações de inaceitação da disciplina por parte dos alunos; tipos e formas de punições. Percebe-se um movimento na moldagem de uma cultura que envolve currículo, disciplina, preservação da autoridade e controle das relações entre os educandos.

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Biografia do Autor

Wenceslau GONÇALVES NETO, Universidade de Uberaba (UNIUBE) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. Av. Nenê Sabino, 1801, bairro Universitário, Uberaba-MG, CEP: 38.055-500, tel.: (34) 3319-8811.

Carlos Henrique de CARVALHO, Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. Av. João Naves de Ávila, 2121, bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP: 38408-100, tel.: (34) 3239-4411.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

GONÇALVES NETO, W.; CARVALHO, C. H. de. Cultura escolar e disciplina na formação de professores: a Escola Normal de Montes Claros (1888-1903). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/1, p. 507–528, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/1.6594. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6594. Acesso em: 5 nov. 2024.