Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discente

Autores

  • Neil FRANCO neilfranco010@hotmail.com
    Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física e Desportos. End.: Rua Paulo de Souza Freire, 230, apto 702, São Mateus, Juiz de Fora, MG – Brasil. CEP: 36.025-350. Tel.: (32) 99151 2703. Email: <neilfranco010@hotmail.com>.

DOI:

10.29286/rep.v27i65/1.6592

Palavras-chave:

Professoras Trans. LGBTfobia. Escola. Alunos/as

Resumo

Este estudo contextualiza sobre manifestações de preconceito e discriminação nas relações estabelecidas entre professoras travestis, transexuais e transgêneros e corpo discente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram analisadas fontes bibliográficas, documentais e empíricas. Destacam-se as teorias pós-críticas como campo teórico, em especial, a teoria queer. Concluiu-se que a transfobia é um fenômeno que habita o contexto escolar, exigindo medidas pontuais para que esse processo de segregação do humano seja amenizado. Nesse trajeto, a presença de professoras trans na escola pode desencadear novas perspectivas de pertencimento para o segmento LGBT no âmbito escolar.

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Biografia do Autor

Neil FRANCO, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física e Desportos. End.: Rua Paulo de Souza Freire, 230, apto 702, São Mateus, Juiz de Fora, MG – Brasil. CEP: 36.025-350. Tel.: (32) 99151 2703. Email: <neilfranco010@hotmail.com>.

Doutor em Educação, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física e Desportos. End.: Rua Paulo de Souza Freire, 230, apto 702, São Mateus, Juiz de Fora, MG – Brasil. CEP: 36.025-350. Tel.: (32) 99151 2703.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

FRANCO, N. Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discente. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/1, p. 469–486, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/1.6592. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6592. Acesso em: 5 nov. 2024.