Avaliação Emancipadora: Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional

Autores

  • Erlando da Silva RÊSES erlando@unb.br
    UnB
  • Reinouds Lima SILVA reinouds.silva@ifma.edu.br
    Instituto Federal do Maranhão

DOI:

10.29286/rep.v27i65/1.6589

Palavras-chave:

Avaliação de Política Pública. Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional

Resumo

ResumoO presente artigo avalia o Programa de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (PROEJA) no Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia. Fez-se uso da metodologia da avaliação emancipadora: descrição da realidade, crítica da realidade e criação coletiva (SAUL, 2006). O levantamento de dados foi por meio de grupos focais com discentes, docentes e técnico-administrativos e discussão por Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A descrição da realidade compreendeu dados da localidade, planos de curso e Programa. Na crítica da realidade prevaleceu a percepção dos sujeitos e na criação coletiva enfatizaram-se as contradições e as proposições.

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Biografia do Autor

Erlando da Silva RÊSES, UnB

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA) da FE/UnB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPT) do Departamento de Sociologia da UnB. Professor da Faculdade de Educação (FE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UnB. Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte, Brasília, DF. CEP 70910-900. Tel.: (61) 3107 6265.

Reinouds Lima SILVA, Instituto Federal do Maranhão

Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Faz parte do Grupo Estudos e Pesquisa em Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA) da FE/UnB. Professor de História do Instituto Federal do Maranhão. Rodovia MA-201 – Km 12, Bairro Piçarreira - São José de Ribamar, MA. CEP 65110-000. Tel.: (98) 3215-1701. Email: <reinouds.silva@ifma.edu.br>.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

RÊSES, E. da S.; SILVA, R. L. Avaliação Emancipadora: Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/1, p. 425–446, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/1.6589. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6589. Acesso em: 1 maio. 2024.