Avaliação Emancipadora: Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional

Autores

  • Erlando da Silva RÊSES erlando@unb.br
    UnB
  • Reinouds Lima SILVA reinouds.silva@ifma.edu.br
    Instituto Federal do Maranhão

DOI:

10.29286/rep.v27i65/1.6589

Palavras-chave:

Avaliação de Política Pública. Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional

Resumo

ResumoO presente artigo avalia o Programa de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (PROEJA) no Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia. Fez-se uso da metodologia da avaliação emancipadora: descrição da realidade, crítica da realidade e criação coletiva (SAUL, 2006). O levantamento de dados foi por meio de grupos focais com discentes, docentes e técnico-administrativos e discussão por Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A descrição da realidade compreendeu dados da localidade, planos de curso e Programa. Na crítica da realidade prevaleceu a percepção dos sujeitos e na criação coletiva enfatizaram-se as contradições e as proposições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erlando da Silva RÊSES, UnB

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA) da FE/UnB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPT) do Departamento de Sociologia da UnB. Professor da Faculdade de Educação (FE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UnB. Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte, Brasília, DF. CEP 70910-900. Tel.: (61) 3107 6265.

Reinouds Lima SILVA, Instituto Federal do Maranhão

Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Faz parte do Grupo Estudos e Pesquisa em Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA) da FE/UnB. Professor de História do Instituto Federal do Maranhão. Rodovia MA-201 – Km 12, Bairro Piçarreira - São José de Ribamar, MA. CEP 65110-000. Tel.: (98) 3215-1701. Email: <reinouds.silva@ifma.edu.br>.

Referências

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

BRASIL. Decreto nº 5.478/05. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília, DF, 2005. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004/2006/2005/Decreto/D5478.htm>. Acesso em: 30 de jan. 2015.

BRASIL. Decreto nº 5.840/2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm>. Acesso em: 30 jan. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 156/2008. Autoriza o

funcionamento da Unidade de Ensino Descentralizada de Açailândia do CEFETMA. DOU – Edição n. 22/2008 de 31/01/2008. Disponível em: <http://www.pgp.ufv.br/wp-ontent/uploads/2012/06/Port_172-08_parte1.pdf>. Acesso: 30

jan. 2015.

BRASIL. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Documento Base. MEC. Brasília, DF, ago. 2007.

CARVALHO, Olgamir Francisco. Educação e formação profissional – trabalho e tempo livre. Brasília, DF: Plano Editora, 2003.

CIAVATTA, Maria. Educação básica e Educação Profissional – descompassos e sintonia necessária. In: OLIVEIRA, Edna Castro de (Org.). EJA e Educação Profissional: desafios da pesquisa e da formação no proeja. Brasília, DF: Líber Livro, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).

Sinopse do Censo Demográfico de 2010. Disponível em:<https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=P6&uf=00>. Acesso em: 30 jan. 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

KUENZER, Acácia Z. Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, maio/ago. 2002.

RÊSES, Erlando da Silva. Análise da inclusão do eixo trabalho nas políticas públicas de educação: avanços e desafios. In: CUNHA, Célio da; SOUSA, Jose Vieira de; SILVA, Maria Abadia da (Org.). Avaliação de Políticas Públicas de Educação. Brasília, DF: Faculdade de Educação / Universidade de Brasília, DF; Liber Livros, 2012. p. 93-113.

RÊSES, Erlando da Silva; SILVA, Reinouds Lima. Interfaces da integração da educação de jovens e adultos com a educação profissional e o mundo do trabalho. In: RÊSES, Erlando da Silva; SALES, Marcia Castilho de; PEREIRA, Maria Luiza Pinho (Org.). Educação de jovens e adultos Trabalhadores: políticas e experiências da integração à educação profissional. Campinas: Mercado das Letras, 2017.

SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafios à teoria e à prática de avaliação e reformulação do currículo. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SILVA, Reinouds Lima; RÊSES, Erlando da Silva. A educação de jovens e adultos no IFMA – Campus Açailândia: convergências, divergências e desafios sobre o processo de implantação do PROEJA no olhar da comunidade escolar.In: CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO –CONNEPI, 8., Salvador. Anais... Salvador: IFBA, 2013.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

RÊSES, E. da S.; SILVA, R. L. Avaliação Emancipadora: Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/1, p. 425–446, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/1.6589. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6589. Acesso em: 5 nov. 2024.