Eu aprendi e ensinei também ao mesmo tempo: professores leigos na história da escola rural

Autores

  • Sandra Cristina Fagundes de LIMA sandralima@ufu.br
    Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

10.29286/rep.v27i65/1.6588

Palavras-chave:

História da Escola Rural. Escolarização Rural. Professores Leigos. Cultura Empírica.

Resumo

A discussão incidiu sobre alguns problemas que perpassam o espaço rural e suas escolas, e sobre as táticas empreendidas por seus professores para se apropriarem do espaço e transformarem-no em lugar pleno de significações. Os resultados obtidos com a pesquisa empírica e bibliográfica demonstram que, no âmbito da investigação científica, a superação de uma análise naturalizada do rural e de suas escolas, bem como a edificação de outros caminhos para a escola em meio rural, demandam apreender historicamente os problemas daquele meio, e tomar a cultura empírica de seus professores como dimensão formativa e elemento da cultura escolar.

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Biografia do Autor

Sandra Cristina Fagundes de LIMA, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História pela UNICAMP, Coordenadora do Grupo de Pesquisas em História do Ensino Rural (GPHER), Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia, Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica, Sala 1G156, Uberlândia/MG- CEP: 38.408-100. Tel.: (34).3239.4197, FAX (34)3239.4391. Email: .

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

LIMA, S. C. F. de. Eu aprendi e ensinei também ao mesmo tempo: professores leigos na história da escola rural. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/1, p. 405–423, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/1.6588. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6588. Acesso em: 1 maio. 2024.