Eu aprendi e ensinei também ao mesmo tempo: professores leigos na história da escola rural
DOI:
10.29286/rep.v27i65/1.6588Palavras-chave:
História da Escola Rural. Escolarização Rural. Professores Leigos. Cultura Empírica.Resumo
A discussão incidiu sobre alguns problemas que perpassam o espaço rural e suas escolas, e sobre as táticas empreendidas por seus professores para se apropriarem do espaço e transformarem-no em lugar pleno de significações. Os resultados obtidos com a pesquisa empírica e bibliográfica demonstram que, no âmbito da investigação científica, a superação de uma análise naturalizada do rural e de suas escolas, bem como a edificação de outros caminhos para a escola em meio rural, demandam apreender historicamente os problemas daquele meio, e tomar a cultura empírica de seus professores como dimensão formativa e elemento da cultura escolar.Downloads
Referências
AFONSO, José António. Escolas Rurais na 1ª República Portuguesa (1910 – 1926): discursos e representações sobre a periferia. Santo Tirso, Portugal: WHITEBOOKS, 2016. 122 p.
ASSIS, D. A. Inventoras de Trilhas: histórias e memórias das professoras das escolas rurais do município de Uberlândia (1950 - 1980). 2017. Relatório (Qualificação de mestrado) – Faculdade de Educação, UFU, Uberlândia, 2017.
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AGROPECUÁRIA DE
UBERLÂNDIA. Ata da Assembléia de organização da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uberlândia, realizada no dia 15 de out. 1933. Uberlândia, 1933. Livro n. 01, p. 01- verso e 02.
BARROS, Josemir A. Organização do Ensino Rural em Minas Gerais, suas muitas faces em fins do XIX e início do XX (1899-1911). Tese (Doutorado em Educação)– Faculdade de Educação, UFU, Uberlândia, 2013.
BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BOF, A. M. (Org.). A educação no Brasil rural. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. 236 p. Disponível em:<http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/%7B9D3260AB-4731-
E4-B8F8-20F669F3172F%7D_miolo_1_educacao_brasil_rural.pdf>. Acesso
em: 10 ago. 2017.
BRANDÃO, C. Os professores leigos. Em Aberto, Brasília, DF, ano 5, n. 32, p. 12–15, out./dez. 1986.
CARVALHO, J. M. de. O historiador às vésperas do terceiro milênio. In: CARVALHO, J. M. Pontos e bordados: escritos de história e política. 2. reimp. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 441-457.
CERTEAU. Michel de. A invenção do cotidiano: artes do fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. v. 1.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1988.
DUBY, G. Ano 1000, Ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo: UNESP; Imprensa Oficial do Estado, 1999.
ESCOLANO, A. Arte y oficio de enseñar. In: COLOQUIO INTERNACIONAL DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN. Arte y oficio de enseñar. Dos siglos de perspectiva histórica, 16., 2011, El Burgo de Osmã. Valladolid-Es. Anais...Valladolid-Es: Gráficas Varona, 2011, p. 17-26.
FABRE, Daniel (Org.). Écritures Ordinaires. Paris, França: Centre Georges Pompidou. Bibliothéque Publique d’ Informatión, 1993. p. 11-94.
FERREIRA, N. V. C. A história escola normal rural brasileira nos anos de 1942 - 1963. 2016. Projeto de pesquisa (Estágio de pós-doutorado) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFU, Uberlândia, 2016.
GONÇALVES, M. T. Espaço rural em transformação: um lugar de (qual) memória? História & Perspectivas, Uberlândia, (29 e 30), p. 33-70, jul./dez.2003/jan./jun. 2004.
LAMARÃO, Sérgio; MEDEIROS, Leonilde S. de. Estatuto do Trabalhador Rural. In: Verbete. FGV/CPDOC, [199-?]. Disponível em: <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/estatuto-do-trabalhador-rural>. Acesso em: 04 ago. 2017.
LIMA, S. C. F.; ASSIS, D. A. Poetas de seus negócios - Professoras leigas das escolas rurais (Uberlândia-MG, 1950 a 1979). Cadernos de História da Educação, UFU, Uberlândia, v. 12, p. 313-332, 2013.
LIMA, Sandra C. F. de; MUSIAL, G. B. da S. (Org.). Histórias e memórias da escolarização das populações rurais: sujeitos, instituições, práticas, fontes e conflitos. Jundiaí: Paco, 2016.
LOURENÇO FILHO, Manoel, B. A formação de professores: da Escola Normal à Escola de Educação. Brasília, DF: INEP, 2001. 125 p. (Coleção Lourenço Filho, 4. Organizador: Ruy Lourenço Filho).
MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio; CUNHA, Maria Teresa Santos. Razões para guardar: a escrita ordinária em arquivos de professores/as. Revista Educação em Questão, Natal, UFRN, v. 25, n. 11, p. 40-61, jan./abr. 2006.
NORA, Pierre. Entre a memória e História: a problemática dos lugares. Tradução de Yara AunKhoury. Projeto História: Revista de Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, p. 7-28, dez. 1993.
NUNES, Dimalice. PL do trabalho rural “revoga a Lei Áurea”, diz procurador. Carta Capital. 5 maio 2017. Disponível em:https://www.cartacapital.com.br/sociedade/pl-do-trabalho-rural-201crevoga-a-lei-aurea201d-diz-procurador>.Acesso em: 14 jul. 2017.
PÉREZ, Teresa González; PÉREZ, Oresta López. (Org.). Educación rural em Iberoamerica. Experiencia histórica y construcción de sentido. Madrid: Anroart Ediciones, 2009.
POLLAK. M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2278/1417>. Acesso em: 4 ago. 2017.
RAMA, A. A cidade das letras. São Paulo: Boitempo, 2015.
RANCIÈRE, Jacques. Os nomes da história: um ensaio de poética do saber. São Paulo: EDUC; Pontes, 1994.
RIBEIRO, Cristiane Angélica. Escola rural e alfabetização em Uberlândia, 1936 a 1946. 2009, 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação)– Faculdade de Educação, UFU, Uberlândia, 2009.
SENNET, Richard. Carne e Pedra. Rio de Janeiro: BestBolso, 2014.
SILVA, Helenice Rodrigues da. “Rememoração”/comemoração: as utilizações sociais da memória. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 22, n. 44, p. 425-38, 2002.
SILVA, Lourdes H. da. Cenários da Educação no meio Rural de Minas Gerais. Curitiba: CRV, 2010.
SILVEIRA, Tânia C. da. História da Escola rural Santa Tereza (Uberlândia:1934 a 1953). 2008, 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, UFU, Uberlândia, 2008.
SILVEIRA, T.C.; RIBEIRO, C.A. O rural e o urbano nas atas de reuniões da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uberlândia (ACIUB). In: LIMA, Sandra C. F. de; MUSIAL, G. B. da S. (Org.). Histórias e memórias da escolarização das populações rurais: sujeitos, instituições, práticas, fontes e conflitos. Jundiaí: Paco, 2016. p. 99-127.
SOARES, S.; RAZO, R.; FARIÑAS, M. Perfil estatístico da educação
rural: origem socioeconômica desfavorecida, insumos escolares deficientes e resultados inaceitáveis. In: BOF, A. M. (Org.). A educação no Brasil rural. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 47-68. Disponível em: <http://www.publicacoes.inep.gov.br/
arquivos/%7B9D3260AB-4731-47E4-B8F8-20F669F3172F%7D_miolo_1_educacao_brasil_rural.pdf>. Acesso em: 9 ago. 2017.
TANNÚS, Márcia C. Memórias, história e representações das escolas rurais do município de Uberlândia na Era Vargas (1930-1945). 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, UFU, Uberlândia, 2017.
TUAN, YI-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.
VIÑAO FRAGO, A. Historia de la Educación y Historia Cultural – posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 0, p. 63-82, set./out./nov./dez. 1995.
WERLE, Flávia O. C. (Org.) Educação rural em perspectiva internacional –instituições, práticas e formação do professor. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.
WILLIAMS, R. O campo e a cidade na história e na literatura. Tradução de Paulo Henrique Britto. São Paulo: Cia. das Letras, 2011.
FONTES (ENTREVISTAS)
ARS: depoimento [ago. 2011]. Entrevistadora: Danielle Angélica de Assis e Silvana de Jesus Gonçalves. Uberlândia, 2011 (52min35seg).
JFRM: depoimento [jul. 2011]. Entrevistadoras: Sandra Cristina Lima Fagundes e Silvana de Jesus Gonçalves. Uberlândia, 2011(1h 3min32seg)
MARC: depoimento [jul. 2011]. Entrevistadoras: Caroline A. Araujo, Danielle A. de Assis e Silvana de Jesus Gonçalves. Uberlândia, 2011(51min59seg).
MLC: depoimento [maio 2011]. Entrevistadoras: Caroline A. Araujo e Danielle A. de Assis. Uberlândia, 2011 (44min7seg).