A autoeficácia no desenvolvimento de carreira e sua influência na diversidade de gênero na computação

Autores

  • Karen da Silva FIGUEIREDO karen@ic.ufmt.br
    UFMT
  • Cristiano MACIEL cmaciel@ufmt.br
    UFMT

DOI:

10.29286/rep.v27i65/1.6586

Palavras-chave:

Autoeficácia. Desenvolvimento de Carreira. Diversidade de Gênero. Computação e Tecnologias.

Resumo

Entender como a autoeficácia na computação é percebida pelas adolescentes ajuda a compreender as experiências que vivenciam em busca da diversidade de gênero na área. Objetiva-se discutir sobre como os gêneros influenciam na decisão profissional das adolescentes por seguirem carreiras e cursos de computação a partir da Psicologia do desenvolvimento da carreira e do papel da autoeficácia. Este artigo apresenta a construção da Escala de Autoeficácia em Tecnologias e Computação para estudantes de ensino médio e sua pilotagem com 14 alunas na qual observou-se uma baixa autoeficácia na tomada de decisão por cursos e nos conhecimentos de computação pelas alunas.

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Biografia do Autor

Karen da Silva FIGUEIREDO, UFMT

Mestre em Computação pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Professora no Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso, situado na Av. Fernando Corrêa da Costa, n.°2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT, CEP: 78060-900, Tel.: (65) 3615-8791. Email: .

Cristiano MACIEL, UFMT

Doutor em Computação pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador no Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos. Professor no Instituto de Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, situado na Av. Fernando Corrêa da Costa, n.°2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT, CEP: 78060-900, Tel.: (65)3615-8791. Email: .

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

FIGUEIREDO, K. da S.; MACIEL, C. A autoeficácia no desenvolvimento de carreira e sua influência na diversidade de gênero na computação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/1, p. 365–384, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/1.6586. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6586. Acesso em: 5 nov. 2024.