A autoeficácia no desenvolvimento de carreira e sua influência na diversidade de gênero na computação

Autores

  • Karen da Silva FIGUEIREDO karen@ic.ufmt.br
    UFMT
  • Cristiano MACIEL cmaciel@ufmt.br
    UFMT

DOI:

10.29286/rep.v27i65/1.6586

Palavras-chave:

Autoeficácia. Desenvolvimento de Carreira. Diversidade de Gênero. Computação e Tecnologias.

Resumo

Entender como a autoeficácia na computação é percebida pelas adolescentes ajuda a compreender as experiências que vivenciam em busca da diversidade de gênero na área. Objetiva-se discutir sobre como os gêneros influenciam na decisão profissional das adolescentes por seguirem carreiras e cursos de computação a partir da Psicologia do desenvolvimento da carreira e do papel da autoeficácia. Este artigo apresenta a construção da Escala de Autoeficácia em Tecnologias e Computação para estudantes de ensino médio e sua pilotagem com 14 alunas na qual observou-se uma baixa autoeficácia na tomada de decisão por cursos e nos conhecimentos de computação pelas alunas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen da Silva FIGUEIREDO, UFMT

Mestre em Computação pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Professora no Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso, situado na Av. Fernando Corrêa da Costa, n.°2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT, CEP: 78060-900, Tel.: (65) 3615-8791. Email: .

Cristiano MACIEL, UFMT

Doutor em Computação pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador no Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos. Professor no Instituto de Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, situado na Av. Fernando Corrêa da Costa, n.°2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT, CEP: 78060-900, Tel.: (65)3615-8791. Email: .

Referências

AMÂNCIO, Lígia. As assimetrias nas representações do género. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 34, p. 9-22, 1992.

BANDURA, Albert. Social-learning theory of identificatory processes. Handbook of socialization theory and research, Nova Iorque, v. 213, p. 262, 1969.

BANDURA, Albert. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1986.

BANDURA, Albert. Human agency in social cognitive theory. American psychologist, Filadélfia, v. 44, n. 9, p. 1175-1184, 1989.

BANDURA, Albert. Self-efficacy in changing societies. New York: Cambridge University Press, 1995. 334p.

BANDURA, Albert. Social cognitive theory of personality. In: PERVIN, L.; JOHN, O. P. (Ed.). Handbook of personality. New York: Guilford Publications, 1999. p. 154-196.

BANDURA, Albert. Guide for constructing self-efficacy scales. In: PAJARES, Frank; URDAN, Timothy C. (Ed.). Self-efficacy beliefs of adolescents, Greenwich, CT: IAP, 2006. p. 307-337. v. 5.

BEHJAT, Saeed; CHOWDHURY, Mohammmed S. Emotional intelligence, self-efficacy and diversity receptiveness of university students: a correlation study. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, Raipur, v. 2, n. 4, p. 301, 2012.

BETZ, Nancy E.; HACKETT, Gail. The relationship of career-related selfefficacy expectations to perceived career options in college women and men. Journal of counseling psychology, College Park, v. 28, n. 5, p. 399-410, 1981.

BROWN, Duane. Introduction to Theories of Career Development and Choice: origins and Current Efforts. In: BROWN, D. and associates. Career Choice and Development. 4th ed. San Francisco, CA: The Jossey-Bass business, 2002.

CHOI, Jin Nam; PRICE, Richard H.; VINOKUR, Amiram D. Self‐efficacy changes in groups: effects of diversity, leadership, and group climate. Journal of Organizational Behavior, Nova Jersey, v. 24, n. 4, p. 357-372, 2003.

COMBS, Gwendolyn M.; LUTHANS, Fred. Diversity training: analysis of the impact of self‐efficacy. Human Resource Development Quarterly, Indianapolis, v. 18, n. 1, p. 91-120, 2007.

CRONBACH, Lee J. Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, Nova Iorque, v. 16, n. 3, p. 297-334, 1951.

DEAUX, Kay. From individual differences to social categories: Analysis of a decade’s research on gender. American Psychologist, Filadélfia, v. 39, n. 2, p. 105, 1984.

DUCHATELET, Dorothy el al. Exploring students’ differences of motivation, interest and self-efficacy in a cross-continental simulation context. In: 2nd TEACHING AND LEARNING CONFERENCE, June 9-10, 2016, Brussels, Belgium, p. 1-17, 2016.

FITZGERALD, Louise F.; FASSINGER, Ruth E.; BETZ, Nancy E. Theoretical advances in the study of women’s career development. In: WALSH, W.; OSIPOW, S. H. Career counseling for women. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 1995. p. 67-109.

HARDING, Sandra G. The science question in feminism. Nova Iorque: Cornell University Press, 1986. 271p.

HARTSOCK, Nancy. Foucault on power: a theory for women? In: NICHOLSON, L. J. (Ed.). Feminism/Postmodernism. London: Routledge, 1990. p. 157–175.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS

ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Resumo Técnico da Educação Superior 2013. Diretoria de Estatísticas Educacionais - DEED, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, DF, 2015. 82p.

KARWOWSKI, Maciej; KAUFMAN, James C. (Ed.). The Creative Self: effect of Beliefs, Self-Efficacy, Mindset, and Identity. Cambridge: Academic Press, 2017.

LENT, Robert W.; BROWN, Steven D.; HACKETT, Gail. Toward a unifying social cognitive theory of career and academic interest, choice, and performance. Journal of vocational behavior, Amsterdã, v. 45, n. 1, p. 79-122, 1994.

LENT, Robert W.; BROWN, Steven D.; HACKETT, Gail. Social Cognitive career theory In: BROWN. In: BROWN, D. and associates. Career Choice and Development. 4th ed. San Francisco, CA: The Jossey-Bass business, 2002. p. 255-311.

PLANT, Sadie. Zeros and ones. Nova Iorque: Doubleday Books, 1997.

PORTAL BRASIL. Mulheres são maioria no ingresso e na conclusão de cursos superiores. Educação, 8, mar. 2015. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/03/mulheres-sao-maioria-no-ingresso-e-na-conclusao-de-cursossuperiores>.

Acesso em: 1 jun. 2017.

PRISCO, Ana Paula Kalil; MARTINS, Cíntia Ribeiro; NUNES, Maiana Farias Oliveira. Estudos sobre autoeficácia aplicada ao desenvolvimento de carreira no Brasil: uma revisão. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 111-118, 2013.

ROJEWSKI, Jay W.; YANG, Baiyin. Longitudinal analysis of select influences on adolescents’ occupational aspirations. Journal of Vocational Behavior, Amsterdã, v. 51, n. 3, p. 375-410, 1997.

SAAVEDRA, Luísa. Assimetrias de Género nas Escolhas Vocacionais. Guião de educação - Género e cidadania. Lisboa: CIG, 2009.

SAAVEDRA, Luísa; TAVEIRA, Maria do Céu; SILVA, Ana Daniela. A

subrepresentatividade das mulheres em áreas tipicamente masculinas: factores explicativos e pistas para a intervenção. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 49-59, 2010.

TAVEIRA, Maria do Céu. Exploração e desenvolvimento vocacional de jovens. Minho, Portugal: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2000.

TAVEIRA, Maria do Céu; NOGUEIRA, Conceição. Estudos de género e Psicologia vocacional: confronto de teorias e implicações para a intervenção vocacional. In: COELHO, Helena; OLIVEIRA, Helena; LEONARDO, Joana. Desenvolvimento vocacional ao longo da vida: fundamentos, princípios e orientações. Coimbra: Almedina, 2004. p. 57-81.

TIMS, Maria; B. BAKKER, Arnold; DERKS, Daantje. Daily job crafting and the self-efficacy–performance relationship. Journal of Managerial Psychology, Bingley, v. 29, n. 5, p. 490-507, 2014.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

FIGUEIREDO, K. da S.; MACIEL, C. A autoeficácia no desenvolvimento de carreira e sua influência na diversidade de gênero na computação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/1, p. 365–384, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/1.6586. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6586. Acesso em: 28 abr. 2024.