Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica

Autores

  • Valmir Flores PINTO valmirfloresp@gmail.com
    Universidade Federal do Amazonas

DOI:

10.29286/rep.v27i65/1.6584

Palavras-chave:

Amazônia. Educação. Formação de Professores. Hegemonia

Resumo

A partir proposta da educação contra-hegemônica inspirada em Antonio Gramsci, a formação de professores no contexto amazônico brasileiro está carregada de desafios. Nessa perspectiva, educação é um canal para entender e formar o sentido de classe. Trata-se dos primeiros passos para a contra-hegemonia dos menos favorecidos diante da hegemonia dos dominantes na sociedade civil e política. O objetivo é um estudo sobre a qualificação formativa dos profissionais de educação para a atuação na base. Na metodologia procuramos combinar elementos da literatura dialética histórico-crítica e qualitativa a partir da realidade pesquisada: as realidades geográficas, sociais, econômicas e políticas do sul amazônico.

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Biografia do Autor

Valmir Flores PINTO, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Estudos Ensino Superior pela Universidade de Aveiro-Portugal e Educação-Universidade Federal do Amazonas. Grupo de Investigação Relação Educativa e Aprendizagem UFAM/CNPq; Professor de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas. End.: Rua 29 de Agosto 786, Humaitá, AM. CEP: 69800-000 Tel.: (92) 3305 1181 – Ramal 2191-Direção; 2198-Pós-Graduação. Email: .

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

PINTO, V. F. Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 65/1, p. 343–364, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i65/1.6584. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6584. Acesso em: 5 nov. 2024.