Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017
DOI:
10.29286/rep.v26i62/2.5536Palavras-chave:
Pós-graduação. Pesquisa educacional. Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Educação.Resumo
A agenda nacional que institui e altera as orientações voltadas ao reconhecimento das diversas formas de educação existentes no país, a Base Nacional Curricular Comum, em 2016, aliada à imposição de Projetos, como a Proposta de Emenda à Constituição 241 (PEC 241) e da Reforma do Ensino Médio, atingem diretamente as comunidades tradicionais e seus jovens. Nessa pauta neoliberal, que visa eliminar possibilidades de inclusão pela educação superior às populações tradicionais, seus saberes e suas identidades, o Programa de Pós-Graduação em Educação assume essa temática e propõe a organização de dois números da edição especial, dispondo-se a refletir que educações, culturas e identidades demandam dos saberes e identidades dos povos indígenas e, a partir de seus saberes, reconhecermos as diversas formas de educação e perspectivas do viver coletivo em terras dominadas pelo agronegócio, como o Cerrado e a Amazônia brasileira, onde se concentram a maioria dos povos indígenas.Downloads
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Publicado
2017-08-28
Como Citar
EDITORIAL, E. Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 469–693, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/2.5536. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5536. Acesso em: 5 nov. 2024.