A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme

Autores

  • Neusa BRITO neusacaue@yahoo.com.br
    Docente da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT.
  • Tânia Maria LIMA tanialima.ufmt@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Tatiane Lebre DIAS tatiane.lebre@cnpq.br
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Sônia Regina Fiorim ENUMO sonia.enumo@cnpq.br

DOI:

10.29286/rep.v26i62/2.5507

Palavras-chave:

Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica.

Resumo

Este estudo investigou a percepção de quatro alunos com Doença Falciforme (DF) em rela- ção à doença e ao contexto escolar, a partir de uma abordagem exploratória. O comportamento dos alunos com DF indica que se sentem mais seguros sob os cuidados de seus pais. No contexto escolar os alunos não percebem diferença no tratamento por parte dos professores. O relacionamento com os colegas geralmente ocorre de forma tímida e retraída por parte dos alunos com DF. A inserção do aluno com doen- ça crônica no contexto escolar requer abertura e intencionalidade por parte da escola.

Palavras-chave: Doença Falciforme. Aluno. Escola. Doença Crônica.

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Biografia do Autor

Neusa BRITO, Docente da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT.

Mestre em Educação. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências da Natureza. Docente da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT. Av. Fernando Corrêa da Costa nº 2367 – CEP: 78060-900, Cuiabá/ MT. (65) 36158431.

Tânia Maria LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Doutora em Educação. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências da Natureza. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Av. Fernando Corrêa da Costa nº 2367 – CEP: 78060-900, Cuiabá/MT. (65) 36158431.

Tatiane Lebre DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Doutora em Psicologia. Grupo de Pesquisa Sociologia da Linguagem e Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Av. Fernando Corrêa da Costa nº 2367 – CEP: 78060-900, Cuiabá/MT. (65) 36158431.

Sônia Regina Fiorim ENUMO

Doutora em Psicologia. Grupo de Pesquisa Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisador 1B do CNPq. Av. John Boyd Dunlop, s/n, CEP: 13060-904, Campinas/SP. E

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Publicado

2017-08-21

Como Citar

BRITO, N.; LIMA, T. M.; DIAS, T. L.; ENUMO, S. R. F. A doença crônica no contexto escolar: os saberes de alunos com Anemia Falciforme. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 675–693, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/2.5507. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5507. Acesso em: 27 abr. 2024.