Educação Infantil como espaço narrativo: o caso da proposta pedagógica do município de Cuiabá

Autores

  • Naiara dos Santos NIENOW naiara.nienow@gmail.com
    Integrante do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/IE/UFMT). Docente do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná.
  • Sandra Regina Geiss LORENSINI sandrageisslorensini@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

DOI:

10.29286/rep.v26i62/2.5505

Palavras-chave:

Educação Infantil. Proposta Pedagógica. Narrativas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma inicial discussão acerca de um dos elementos centrais da Proposta Pedagógica de Educação Infantil de Cuiabá (2009) - o espaço narrativo, que dentro da referida proposta, se traduz em uma possível orientação teórico-metodológica para o trabalho pedagógico, em especial nas creches do município. Pode-se afirmar que, juntamente com outros elementos da proposta, se traduz em uma proposição singular de educação à criança pequena do município, o que permite pensar novos rumos da política socioeducativa para infância na perspectiva do protagonismo local dos sujeitos da educação - crianças e adultos.

Palavras-chave:  Educação Infantil. Proposta Pedagógica. Narrativas.

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Biografia do Autor

Naiara dos Santos NIENOW, Integrante do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/IE/UFMT). Docente do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/IE/UFMT). Docente do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná. Endereço: Rua Rio Amazonas, nº 351 - Bairro Jardim dos Migrantes, Ji-Paraná/ RO, CEP: 78960-000. Tel.: (69) 3416-7900.

Sandra Regina Geiss LORENSINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/IE/UFMT). Docente do Departamento de Ensino e Organização Escolar da UFMT. Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá/MT. CEP: 78060-900. Tel.: (65) 3615-8430.

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Publicado

2017-08-21

Como Citar

NIENOW, N. dos S.; LORENSINI, S. R. G. Educação Infantil como espaço narrativo: o caso da proposta pedagógica do município de Cuiabá. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 639–655, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/2.5505. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5505. Acesso em: 27 abr. 2024.