Infâncias, saberes e diversidade: um diálogo com a Educação Infantil

Autores

  • Vilma Aparecida de PINHO vilmaaparecidadepinho@gmail.com
    Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Educação. Coordenadora do GEABI – Grupo de Pesquisa Afro-brasileiros e Indígenas. Endereço Profissional
  • Cleonice Maria TOMAZZETTI cleoufscar@gmail.com
    Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria e professora da Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora do Grupo de Investigação e Estudos em Educação e Infância (GIECEI).

DOI:

10.29286/rep.v26i62/2.5504

Palavras-chave:

Infância. Educação Infantil. Saberes. Relações Interculturais.

Resumo

Neste texto apresenta-se o resultado do diálogo estabelecido entre diferentes experiências formadoras voltadas à compreensão da Educação Infantil, para a qual são estabelecidas algumas convergências teóricas para pensar tal etapa da vida na perspectiva democrática, em cujas premissas a criança pequena – menor de seis anos de idade – é considerada, teórica e socialmente, sujeito de direitos e competente desde o nascimento para constituir-se nas relações sociais. O diálogo estabelecido traz saberes sobre infâncias, suas culturas e identidades a partir dos estudos da infância e do que preconizam as orientações curriculares para a Educação Infantil no país.

Palavras-chave: Infância. Educação Infantil. Saberes. Relações Interculturais.

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Biografia do Autor

Vilma Aparecida de PINHO, Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Educação. Coordenadora do GEABI – Grupo de Pesquisa Afro-brasileiros e Indígenas. Endereço Profissional

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Educação. Coordenadora do GEABI – Grupo de Pesquisa Afro-brasileiros e Indígenas. Endereço Profissional: Rua Cel. José Porfírio, nº 2515, Bairro São Sebastião. Altamira, PA. CEP: 68372-000. Tel.:(93) 99153 7084.Email:<vilmaaparecidadepinho@gmail.com>.

Cleonice Maria TOMAZZETTI, Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria e professora da Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora do Grupo de Investigação e Estudos em Educação e Infância (GIECEI).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora associada da Universidade Federal de Santa Maria e professora da Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora do Grupo de Investigação e Estudos em Educação e Infância (GIECEI). Universidade Federal de São Carlos. Rod.Rodovia Washington Luís, KM 235, s/n, São Carlos – SP. CEP: 13565- 905. Tel.: (16) 3509-1547. Email: <cleoufscar@gmail.com>.

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Publicado

2017-08-21

Como Citar

PINHO, V. A. de; TOMAZZETTI, C. M. Infâncias, saberes e diversidade: um diálogo com a Educação Infantil. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 617–638, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/2.5504. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5504. Acesso em: 4 nov. 2024.