O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil

Autores

  • José Serafim BERTOLOTO serafim.bertoloto@gmail.com
    Universidade de Cuiabá – UNIC
  • Maria das Graças CAMPOS mdgcampos@uol.com.br
    Professora do Mestrado em Ensino/UNIC/ IFMT
  • Edenar Souza MONTEIRO edenar.monteiro@kroton.com.br
    Doutora em Educação - UFMT, Professora do Mestrado em Ensino/UNIC/IFMT. Área de Concentração em Ensino e Saberes Docentes. Endereço: Av. Manoel José Arruda, nº 3100, Jardim Europa. Cuiabá/MT. CEP: 78065-900. Tel.: (65) 3363-1271, Email: <edenar.monteiro@kroton.com.br>.

DOI:

10.29286/rep.v26i62/2.5500

Palavras-chave:

Arte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória.

Resumo

O artigo procura evidenciar o papel da arte-educação e a fundamental necessidade de inserção dessa abordagem na construção da identidade sociocultural do indivíduo. A arte é de suma importância na escola como ferramenta de construção do processo de ensino aprendizagem e do desenvolvimento humano. Pelo viés do método bibliográfico, conclui-se que a arte-educação no Brasil vem sofrendo um processo de descrédito devido às ações políticas presentes na história do país, ou seja, primeiro por ser considerada somente como arte e ofício, no início do período republicano, e depois por ser considerada como algo supérfluo, relegado às elites. Palavras-chave: Arte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória.

Downloads

Biografia do Autor

José Serafim BERTOLOTO, Universidade de Cuiabá – UNIC

Doutor em Comunicação e Semiótica-PUC, São Paulo. Professor Orientador no Programa de Mestrado em Ensino, Universidade de Cuiabá – UNIC e Colaborador do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO/UFMT. Endereço: Av. Manoel José Arruda, nº 3100, Jardim Europa. Cuiabá/ MT. CEP: 78065-900, Tel.: (65) 3363-1271. Email.<serafim.bertoloto@gmail.com>

Maria das Graças CAMPOS, Professora do Mestrado em Ensino/UNIC/ IFMT

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ, Professora do Mestrado em Ensino/UNIC/ IFMT. Área de Concentração em Ensino e Saberes Docentes. Endereço: Av. Manoel José Arruda, nº 3100, Jardim Europa.  Cuiabá/MT. CEP: 78065-900. Tel.: (65) 3363-1271. Email: <mdgcampos@uol.com.br>.

Edenar Souza MONTEIRO, Doutora em Educação - UFMT, Professora do Mestrado em Ensino/UNIC/IFMT. Área de Concentração em Ensino e Saberes Docentes. Endereço: Av. Manoel José Arruda, nº 3100, Jardim Europa. Cuiabá/MT. CEP: 78065-900. Tel.: (65) 3363-1271, Email: <edenar.monteiro@kroton.com.br>.

Doutora em Educação - UFMT, Professora do Mestrado em Ensino/UNIC/IFMT. Área de Concentração em Ensino e Saberes Docentes. Endereço: Av. Manoel José Arruda, nº 3100, Jardim Europa. Cuiabá/MT. CEP: 78065-900. Tel.: (65) 3363-1271, Email: <edenar.monteiro@kroton.com.br>.

 

Referências

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Concepções e práticas artísticas na escola. In: FERREIRA, Sueli (Org.). O Ensino das artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001. p. 11-39. Disponível em: https://pt.slideshare.net/ abelferreirajunior/ferreira-sueli-org-o-ensino-das-artes-construindo-caminhos10-ed-sp-papirus-2012-coleo-gere>. Acesso em: 5 out. 2016.

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. São Paulo, 2003. Disponível em: http:// www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf >. Acesso em: 3 out. 2016.

BARBOSA, A. M. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estud. av. São Paulo, v. 3, n.7, set./dez.1989.

______. A arte educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1994.

______. Arte, Educação e Cultura. Out. 2012. Disponível em: . Acesso em: 9 out. 2016.

______. A imagem no ensino da arte. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BARBOSA, A. M.; CUNHA, F. P. A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BARCELAR, Tânia. A “questão regional” e a “questão nordestina”. In: TAVARES, Maria da Conceição (Org.). Celso Furtado e o Brasil. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2001.

BUORO, A. B. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96. Presidência da República. Brasília, DF. 1996. Disponível em: https://www. jusbrasil.com.br/topicos/11697170/lei-n-9394-de-20-de-dezembro-de-1996 Acesso em: 21 out. 2016.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília, DF: MEC / SEF, 2001. 116 p. 1.

______. Diário Oficial da União- seção 2, p.6, n. 87, segunda-feira, 11 de maio de 2009. ISSN 1677-7050.

______. Constituição (1988) Constituiçãoda República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. 292 p.

______. Comissão Mista da Medida provisória nº 746, de 2016. Atividade Legislativa, Agência Senado, Brasília, DF, 2016. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2016.

CAMPOS, Maria das Graças. Dante de Oliveira – uma vida multifacetada: das “Diretas Já” ao Programa XanéMT/Brasil. 2015. 195 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana)-Universidade do Estado do Rio de Janeiro,Rio de Janeiro, 2015.

COSTA, C.; BERNADINO, J.; QUEEN, M. Música: entenda porque a disciplina se tornou obrigatória na escola. Educar para Crescer. Abril. 1 mar. 2013. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/ musica-escolas-432857.shtml>. Acesso em: 9 out. 2016.

FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 1999.

FURTADO, Celso. Brasil: a construção interrompida. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

GUIMARÃES. Ana L. B. A Construção da Identidade Profissional em um Curso de Formação de Professores de Artes Visuais. Tese (Doutorado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,São Paulo, 2016.Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/ disponiveis/48/48134/tde-06102016-144606/pt-br.php>. Acesso dia 20 out. 2016.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

IAVELBERG, R. Para gostar de arte. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MEC admite erro e esclarece que não haverá corte de nenhuma disciplina. Jornal O Tempo. Belo Horizonte, 23 set. 2016. Disponível em: <http://www.otempo.com. br/capa/brasil/mec-admite-erro-e-esclarece-que-n%C3%A3o-haver%C3%A1corte-de-nenhuma-disciplina-1.1375752>. Acesso em: 9 out. 2016.

MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G.; GUERRA, M.T.T. Didática do ensino da Arte. São Paulo: FTD, 1998.

RODRIGUES, L. O. Identidade Cultural. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2016.

SANTAELLA, L.; NÖTH. W. Comunicação e Semiótica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.Coleção e Semiótica.

SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas: Histedbr, 2006.

SANTOS, L. As Identidades Culturais: proposições conceituais e teóricas. Revista Rascunhos Culturais. Coxim, MS,v.2, n.4. p. 141-147, jul./dez.2011.

SETUBAL, Maria. A. Ter ou não ter educação física e artes no ensino médio, eis a questão. 27 set. 2016. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/ colunas/maria-alice-setubal/2016/09/27/ter-ou-nao-ter-educacao-fisica-e-artesno-ensino-medio-eis-a-questao.htm>. Acessoem: 7 mar. 2016.

STEWARD, Julian.Theory of culture change; the methodology of multilinear evolution. Publisher: Urbana, Universityof Illinois Press, 1955. TAVARES, Maria da Conceição (Org.). Celso Furtado e o Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2001.

TEIXEIRA, A. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 31, n. 73, p. 78-84, jan./mar. 1959.

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

BERTOLOTO, J. S.; CAMPOS, M. das G.; MONTEIRO, E. S. O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 583–601, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/2.5500. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5500. Acesso em: 23 nov. 2024.