O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil

Autores

  • José Serafim BERTOLOTO serafim.bertoloto@gmail.com
    Universidade de Cuiabá – UNIC
  • Maria das Graças CAMPOS mdgcampos@uol.com.br
    Professora do Mestrado em Ensino/UNIC/ IFMT
  • Edenar Souza MONTEIRO edenar.monteiro@kroton.com.br
    Doutora em Educação - UFMT, Professora do Mestrado em Ensino/UNIC/IFMT. Área de Concentração em Ensino e Saberes Docentes. Endereço: Av. Manoel José Arruda, nº 3100, Jardim Europa. Cuiabá/MT. CEP: 78065-900. Tel.: (65) 3363-1271, Email: <edenar.monteiro@kroton.com.br>.

DOI:

10.29286/rep.v26i62/2.5500

Palavras-chave:

Arte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória.

Resumo

O artigo procura evidenciar o papel da arte-educação e a fundamental necessidade de inserção dessa abordagem na construção da identidade sociocultural do indivíduo. A arte é de suma importância na escola como ferramenta de construção do processo de ensino aprendizagem e do desenvolvimento humano. Pelo viés do método bibliográfico, conclui-se que a arte-educação no Brasil vem sofrendo um processo de descrédito devido às ações políticas presentes na história do país, ou seja, primeiro por ser considerada somente como arte e ofício, no início do período republicano, e depois por ser considerada como algo supérfluo, relegado às elites. Palavras-chave: Arte-educação. Identidade Cultural. Abordagens Curriculares. Medida Provisória.

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Biografia do Autor

José Serafim BERTOLOTO, Universidade de Cuiabá – UNIC

Doutor em Comunicação e Semiótica-PUC, São Paulo. Professor Orientador no Programa de Mestrado em Ensino, Universidade de Cuiabá – UNIC e Colaborador do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO/UFMT. Endereço: Av. Manoel José Arruda, nº 3100, Jardim Europa. Cuiabá/ MT. CEP: 78065-900, Tel.: (65) 3363-1271. Email.<serafim.bertoloto@gmail.com>

Maria das Graças CAMPOS, Professora do Mestrado em Ensino/UNIC/ IFMT

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ, Professora do Mestrado em Ensino/UNIC/ IFMT. Área de Concentração em Ensino e Saberes Docentes. Endereço: Av. Manoel José Arruda, nº 3100, Jardim Europa.  Cuiabá/MT. CEP: 78065-900. Tel.: (65) 3363-1271. Email: <mdgcampos@uol.com.br>.

Edenar Souza MONTEIRO, Doutora em Educação - UFMT, Professora do Mestrado em Ensino/UNIC/IFMT. Área de Concentração em Ensino e Saberes Docentes. Endereço: Av. Manoel José Arruda, nº 3100, Jardim Europa. Cuiabá/MT. CEP: 78065-900. Tel.: (65) 3363-1271, Email: <edenar.monteiro@kroton.com.br>.

Doutora em Educação - UFMT, Professora do Mestrado em Ensino/UNIC/IFMT. Área de Concentração em Ensino e Saberes Docentes. Endereço: Av. Manoel José Arruda, nº 3100, Jardim Europa. Cuiabá/MT. CEP: 78065-900. Tel.: (65) 3363-1271, Email: <edenar.monteiro@kroton.com.br>.

 

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Publicado

2017-08-21

Como Citar

BERTOLOTO, J. S.; CAMPOS, M. das G.; MONTEIRO, E. S. O ensino da arte na construção de uma identidade cultural no Brasil. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 583–601, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/2.5500. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5500. Acesso em: 25 abr. 2024.