Políticas linguísticas no curso de licenciatura intercultural da UNEMAT: manutenção e fortalecimento das línguas indígenas
DOI:
10.29286/rep.v26i62/2.5499Palavras-chave:
Licenciatura Intercultural Indígena. Línguas Indígenas. Políticas LinguísticasResumo
Este artigo apresenta algumas ações desenvolvidas pelo curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UNEMAT, visando à valorização das línguas indígenas de Mato Grosso. A Licenciatura atende a 33 diferentes etnias do estado; dentre essas, três etnias já perderam suas línguas originais e as demais se encontram em diferentes estágios de uso e manutenção das suas línguas. Neste texto, estão destacadas quatro políticas linguísticas que contribuem para o fortalecimento e a manutenção dessas línguas: reconhecimento da diversidade linguística, práticas de oralidade e escrita e reflexões metalinguísticas em ambas as línguas, contação de histórias e produção de materiais didáticos específicos e diferenciados.
Palavras-chave: Licenciatura Intercultural Indígena. Línguas Indígenas. Políticas Linguísticas.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena. Brasília, DF: MEC-SEF, DPEF,1994.
______. Presidência da República, Casa Civil. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Lei nº 9394/1996. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 10. jul. 2016. ______.Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição. htm>. Acesso em: 10. jul. 2016.
______. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
MAHER, Terezinha Machado. Políticas linguísticas e políticas de identidade: currículo e representações de professores indígenas na Amazônia ocidental brasileira. Currículo sem Fronteiras, v. 10, n. 1, p. 33-48, jan./jun. 2010.
______. Ecos de Resistência: políticas linguísticas e línguas minoritárias no Brasil. In: NICOLAIDES, Christine et al. (Org.). Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) dos Cursos de licenciatura específica para formação de professores indígenas. Cáceres: UNEMAT, 2001.
RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. Sobre as línguas indígenas e sua pesquisa no Brasil. Ciência e cultura, São Paulo. v. 57, n. 2, p. 35-38, 2005.
______. Línguas indígenas brasileiras ameaçadas de extinção. Brasília, DF: UnB, 2008.Brasília, DF: UnB, 2008.