Políticas linguísticas no curso de licenciatura intercultural da UNEMAT: manutenção e fortalecimento das línguas indígenas

Autores

  • Angel Corbera MORI corbera@uol.com.br
    Unicamp
  • Mônica Cidele da CRUZ monicacruz@unemat.br
    Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Wellington Pedrosa QUINTINO xav@terra.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.29286/rep.v26i62/2.5499

Palavras-chave:

Licenciatura Intercultural Indígena. Línguas Indígenas. Políticas Linguísticas

Resumo

Este artigo apresenta algumas ações desenvolvidas pelo curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UNEMAT, visando à valorização das línguas indígenas de Mato Grosso. A Licenciatura atende a 33 diferentes etnias do estado; dentre essas, três etnias já perderam suas línguas originais e as demais se encontram em diferentes estágios de uso e manutenção das suas línguas. Neste texto, estão destacadas quatro políticas linguísticas que contribuem para o fortalecimento e a manutenção dessas línguas: reconhecimento da diversidade linguística, práticas de oralidade e escrita e reflexões metalinguísticas em ambas as línguas, contação de histórias e produção de materiais didáticos específicos e diferenciados.

 

Palavras-chave: Licenciatura Intercultural Indígena. Línguas Indígenas. Políticas Linguísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angel Corbera MORI, Unicamp

Doutor em linguística, professor da Unicamp, Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Linguística. Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571, Barão Geraldo, Campinas, SP – Brasil. CEP: 13083859. Tel.: (19) 35211547.

Mônica Cidele da CRUZ, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em linguística. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Letras, Br 358, Jardim Aeroporto, Tangara da Serra, MT – Brasil, CEP: 78300000. Tel.: (65) 33293320.Email: <>.

Wellington Pedrosa QUINTINO, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em linguística. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso. Diretoria de Gestão de Educação Indígena. Endereço: Av. São João s/nº, Cavalhada. - Cáceres, MT – Brasil. CEP: 78200000. Tel.: (65) 2236365.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena. Brasília, DF: MEC-SEF, DPEF,1994.

______. Presidência da República, Casa Civil. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Lei nº 9394/1996. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 10. jul. 2016. ______.Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição. htm>. Acesso em: 10. jul. 2016.

______. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

MAHER, Terezinha Machado. Políticas linguísticas e políticas de identidade: currículo e representações de professores indígenas na Amazônia ocidental brasileira. Currículo sem Fronteiras, v. 10, n. 1, p. 33-48, jan./jun. 2010.

______. Ecos de Resistência: políticas linguísticas e línguas minoritárias no Brasil. In: NICOLAIDES, Christine et al. (Org.). Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) dos Cursos de licenciatura específica para formação de professores indígenas. Cáceres: UNEMAT, 2001.

RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. Sobre as línguas indígenas e sua pesquisa no Brasil. Ciência e cultura, São Paulo. v. 57, n. 2, p. 35-38, 2005.

______. Línguas indígenas brasileiras ameaçadas de extinção. Brasília, DF: UnB, 2008.Brasília, DF: UnB, 2008.

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

MORI, A. C.; CRUZ, M. C. da; QUINTINO, W. P. Políticas linguísticas no curso de licenciatura intercultural da UNEMAT: manutenção e fortalecimento das línguas indígenas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 569–582, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/2.5499. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5499. Acesso em: 27 abr. 2024.