Práticas corporais indígenas inseridas à Educação Física escolar não indígenas
DOI:
10.29286/rep.v26i62/2.5498Palavras-chave:
Educação Física. Práticas Corporais Indígenas. Formação de Professores. Lei 11.645/2008Resumo
Em aulas de Educação Física, observa-se práticas corporais alienígenas ao mundo cultural da Escola. Este estudo descrevePesquisa-Ação, com práticas corporais indígenas em educação física em escolas não-indígenas. Houve tentativas de compreender e utilizar práticas corporais, refletindo sobre padrões culturais, valorizandorelações de identidades e pluralidade sociocultural. Avaliou-sepráticas corporais indígenasemcaminho inverso: ao invés de impor aos indígenas a cultura dita branca, se trouxe a cultura destesà escola não-indígena. Dados foram coletados eanalisados em perspectiva qualitativa, utilizando-se observação, entrevista. O estudo cumpriu e fez cumprir Leis que disciplinam a trazida de cultura indígena à Escola.
Palavras-chave: Educação Física. Práticas Corporais Indígenas. Formação de Professores. Lei 11.645/2008.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos.Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: 20 dez. 1996. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 28 mar. 2014.
______. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF. 10 mar. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 28 mar. 2014.
BROTTO, Fábio. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2001.
CASTRO, Denise Monteiro de; NEIRA, Marcos Garcia. Cultura corporal e educação escolar indígena- um estudo de caso. Revista HISTEDBR Online, Campinas, n. 34, p. 234-254, jun. 2009.Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2014.
CHASSOT, Attico Inácio. Sete escritos sobre educação e ciências. São Paulo: Cortez, 2008.
______.A pesquisa de saberes primevos catalisando a indisciplinaridade. In: AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio (Org.).O Ensino Médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. São Paulo: Fundação Santillana e Moderna, 2014.p. 115-133.
ESPORTE de alto rendimento... Portal da Educação Física. 20 ago. 2014. Disponível em: <http://www.educacaofisica.com.br/esportes/outrasmodalidades/esporte-de-alto-rendimento-trazem-beneficios-a-saude-mase-preciso-passar-por-um-processo-de-adaptacao-e-disciplina>. Acesso em: 1 set. 2015).
GRANDO, Beleni Saléte. Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais Bororo em Meruri-MT. Tese (Doutorado em Educação)- Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciência da Educação, UFSC, Florianópolis, 2004.
MELATTI, Júlio Cezar. Índios do Brasil. 9. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. MOURA, Diego Luz. Cultura e educação física escolar: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2012.
OLIVEIRA, Rogério Cruz de. Educação física e diversidade cultural: um diálogo possível. Conexões: revista da Faculdade de Educação Físicada UNICAMP, Campinas, v. 5, n. 2, p. 19-30, jul./dez. 2007. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005.