Práticas corporais indígenas inseridas à Educação Física escolar não indígenas

Autores

  • Gédson Cardoso KEMPE gedsonkempe@hotmail.com
    Faculdade Católica Rainha da Paz – FCAR
  • Attico Inácio CHASSOT achassot@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

DOI:

10.29286/rep.v26i62/2.5498

Palavras-chave:

Educação Física. Práticas Corporais Indígenas. Formação de Professores. Lei 11.645/2008

Resumo

Em aulas de Educação Física, observa-se práticas corporais alienígenas ao mundo cultural da Escola. Este estudo descrevePesquisa-Ação, com práticas corporais indígenas em educação física em escolas não-indígenas. Houve tentativas de compreender e utilizar práticas corporais, refletindo sobre padrões culturais, valorizandorelações de identidades e pluralidade sociocultural. Avaliou-sepráticas corporais indígenasemcaminho inverso: ao invés de impor aos indígenas a cultura dita branca, se trouxe a cultura destesà escola não-indígena. Dados foram coletados eanalisados em perspectiva qualitativa, utilizando-se observação, entrevista. O estudo cumpriu e fez cumprir Leis que disciplinam a trazida de cultura indígena à Escola.

Palavras-chave: Educação Física. Práticas Corporais Indígenas. Formação de Professores. Lei 11.645/2008.

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Biografia do Autor

Gédson Cardoso KEMPE, Faculdade Católica Rainha da Paz – FCAR

Mestre em Reabilitação e Inclusão - IPA, Professor da Faculdade Católica Rainha da Paz – FCARP, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa do Curso de Licenciatura em Educação Física – GRUEFIS. <www.fcarp.edu.br>.Tel.: (65) 32611314.

Attico Inácio CHASSOT, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Pós-doutorado pela Universidade Complutense de Madrid, Doutor em Ciências Humanas, Professor orientador de doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Tel.: (88) 51 99999 4238.

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Publicado

2017-08-21

Como Citar

KEMPE, G. C.; CHASSOT, A. I. Práticas corporais indígenas inseridas à Educação Física escolar não indígenas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 549–567, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/2.5498. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5498. Acesso em: 19 abr. 2024.