Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores

Autores

  • Solange Mara Moreschi SILVA sol.mara12@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Beleni Saléte GRANDO beleni.grando@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

DOI:

10.29286/rep.v26i62/2.5497

Palavras-chave:

Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores.

Resumo

A pesquisa-ação, concluída em 2017, pautou-se na formação de professores com foco na Educação Intercultural e teve como tema articulador a educação do corpo e as Danças Circulares Sagradas, visando ao reconhecimento das diferentes culturas e práticas sociais, ao mesmo tempo em que possibilita ao grupo-pesquisador a identificação com a cultura local de Poconé, no Pantanal Mato-Grossense. Os dados evidenciam o necessário rompimento com a racionalidade que separa cognição, motricidade e imaginação nas aprendizagens que levam à sensibilidade para com o Outro na escola. A inter-relação entre culturas e saberes, potencializa a educação intercultural como prática social.

 

Palavras-chave: Corpo. Dança Circular Sagrada. Interculturalidade. Formação de Professores.

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Biografia do Autor

Solange Mara Moreschi SILVA, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa COEDUC. Focalizadora do Grupo de Dança Circular Sagrada Ciranda do Sol. Tel.: (65) 980196810.

Beleni Saléte GRANDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Pós-Doutora em Antropologia Social e Doutora em Educação pela UFSC, docente do Programa de PósGraduação em Educação da UFMT. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura – COEDUC. <www.coeducufmt.org.br>.

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Publicado

2017-08-21

Como Citar

SILVA, S. M. M.; GRANDO, B. S. Nos corpos da dança: a educação intercultural na formação de professores. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 527–548, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/2.5497. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5497. Acesso em: 27 abr. 2024.