Apresentação
DOI:
10.29286/rep.v26i62/2.5469Resumo
A agenda nacional que institui e altera as orientações voltadas ao reconhecimento das diversas formas de educação existentes no país, a Base Nacional Curricular Comum, em 2016, aliada à imposição de Projetos, como a Proposta de Emenda à Constituição 241 (PEC 241) e da Reforma do Ensino Médio, atingem diretamente as comunidades tradicionais e seus jovens. Nessa pauta neoliberal, que visa eliminar possibilidades de inclusão pela educação superior às populações tradicionais, seus saberes e suas identidades, o Programa de Pós-Graduação em Educação assume essa temática e propõe a organização de dois números da edição especial, dispondo-se a refletir que educações, culturas e identidades demandam dos saberes e identidades dos povos indígenas e, a partir de seus saberes, reconhecermos as diversas formas de educação e perspectivas do viver coletivo em terras dominadas pelo agronegócio, como o Cerrado e a Amazônia brasileira, onde se concentram a maioria dos povos indígenas. Nos dois volumes desta edição especial, trazemos como contribuição para o debate autores que conosco refletem a realidade brasileira e sul-americana, dialogando com diferentes campos da ciência para refletir sobre as contribuições dos processos de aprendizagem na relação com o outro, igual e diferente. Essa temática assumida por um Programa de Pós-graduação de Cuiabá, cidade em território bororo tradicional, e ao mesmo tempo, epicentro da América ameríndia, marco geodésico do coração do continente, nos possibilitou uma rara condição ontológica, ao acolher em seu maior evento de Educação – o SemiEdu 2016 – mais de 3.000 pessoas, para juntos, naquele emblemático momento, ouvir o grito dos povos que, em nível mundial, trazem à luz a perversa e cruel condição de povos originários no nosso país, com todos os demais povos do planeta, serem mais do que vencedores e resistentes à cultura da dizimação, expropriação, higienismo, extermínio globalizada em níveis continentais, expulsos por uma 470 subcultura guerreira, mortífera e exterminadora, que tem se valido das armas da informação, do sequestro de direitos de todos os calibres, e de todas as mentiras, para exonerar da vida e expropriar esses povos e suas culturas covardemente. O dramático, contudo, é que vivemos da crassa ignorância acerca da enorme contribuição deles ao planeta. Imemorialmente, eles construíram a Amazônia, seus rios, suas florestas, considerados hoje fonte de perspectivas de vida e morte para todo o planeta em curto prazo.Downloads
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Publicado
2017-08-21
Como Citar
GRANDO, B. S.; DIAS, T. L.; PASSOS, L. A. Apresentação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/2, p. 469–475, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/2.5469. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5469. Acesso em: 4 nov. 2024.
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Sumário