Brincando de casinha: Fragmentos de economia, cultura e educação

Autores

  • Lia TIRIBA liatiriba@oi.com.br
    Universidade Federal Fluminense-UFF

DOI:

10.29286/rep.v16i31.5194

Palavras-chave:

Trabalho e educação. Cultura econômica. Economia doméstica.

Resumo

Partindo-se da premissa de que as relações vividas no cotidiano da unidade doméstica manifestam as relações sociais mais amplas que caracterizam a sociedade capitalista, toma-se como objeto de reflexão as formas pelos quais os processos de reprodução da vida vão se tornando subsumidos à lógica do capital. As “brincadeiras de casinha”, tanto de crianças como de adultos são apresentadas como metáfora, ajudando-nos a perceber a relação entre trabalho e educação, economia doméstica e economia planetária.

Palavras chave: Trabalho e educação. Cultura econômica. Economia doméstica.

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Biografia do Autor

Lia TIRIBA, Universidade Federal Fluminense-UFF

Profa. da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense-UFF. Doutora em Ciências Políticas e Sociologia (Programa Sociologia Econômica e do Trabalho) pela Universidade Complutense de Madrid/Espanha. Membro do NEDDATE – Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação/ UFF.(liatiriba@oi.com.br)

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Publicado

2017-06-13

Como Citar

TIRIBA, L. Brincando de casinha: Fragmentos de economia, cultura e educação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 161–172, 2017. DOI: 10.29286/rep.v16i31.5194. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5194. Acesso em: 2 maio. 2024.