Experiências instituintes na educação pública? Alguns porquês dessa busca
DOI:
10.29286/rep.v16i31.5192Palavras-chave:
Experiências instituintes. Educação pública. Movimentos.Resumo
Partindo de uma expressão de Bourdieu, que ressalta o “pensamento impensado” para a produção de categorias com que delimitamos nosso pensar, propomos discutir a educação escolar pública, através de movimentos poucos percebidos e, portanto, menos ainda, valorados: as experiências instituintes nelas realizadas. Neste sentido, pesquisamos essas experiências, confrontando, não só inércias, estratificações instituídas e esforços de permanência e concentração de privilégios, mas com outros empenhos que tendem a alterar, diferir e criar uma outra escola, em articulação com uma outra sociedade, também mais justa, mais amorosa, mais includente e mais plural, superando e ultrapassando aquelas formas de dominação e manipulação político-pedagógicas.
Palavras-chave: Experiências instituintes. Educação pública. Movimentos.
Downloads
Referências
APPLE, Michael; BEANE, James (Org.). Escolas Democráticas. São Paulo: Cortez, 1997.
ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre. Petrópolis: Vozes, 2000.
______. Experiências de inovação educativa: o currículo na prática. In: MOREIRA, Antônio Flávio et al. Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.
BARBIER, René. Pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
BENJAMIN, W. Rua de Mão Única. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Obras Escolhidas).
______. Documentos de Cultura, Documentos de Barbárie. São Paulo: Cultrix, 1986.
______. Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Edusp, 1987.
BOURDIEU, Pierre. Lições da Aula. São Paulo, Ed. Ática, 1988.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.
CASTORIADIS, Cornelius. Socialismo ou barbárie. São Paulo: Brasiliense, 1983.
CHARLOT, Bernard. Relação com o Saber, Formação de Professores e Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CONTRERAS, Jose. La Autonomia del Professorado. Madrid: Morata, 1997.
DALBEN, Angela (Coord.). Avaliação da Implementação do Projeto Político-Pedagógico Escola Plural. Belo Horizonte: GAME; FAE; UFMG,
______. Singular ou Plural: eis a questão. Belo Horizonte: GAME; FAE;
UFMG, 2000.
DRUMMOND, Carlos. Relógio do Rosário. In: DRUMMOND, Carlos.
Claro Enigma, Rio de Janeiro, 1971.
DUBET, François. A formação dos indivíduos: a desistitucionalização. Contemporaneidade e Educação, Rio de Janeiro, IEC, ano III, mar. 1998.
______. Pourquoi changer l´école. Paris: Les Éditions Textuel, 1999.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
______. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994a.
______. Conocimiento y Poder. Madrid: La Piqueta, 1994b.
GERALDI, C. Fiorentine; PEREIRA, E. Cartografias do Trabalho Docente.
Campinas: Mercado das Letras, 1998.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edição Graal, 1990.
GIANOTTI, José Arthur. Política miúda. Folha de São Paulo, São Paulo, 14 fev. 2007. Caderno Mais.
GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais. São Paulo: Cia. das Letras,
HOBSBAWM, Eric, O século: vista aérea - olhar panorâmico. A Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 11-28.
LABAREE, David. Public Goods, Private Goods: the american struggle over educational goals. American Educational Research Journal, v. 34, n. 1, p. 34-81, 1997.
LINHARES, Célia. MST: um projeto de Brasil, um projeto de escola. Boletim da Faculdade de Educação da UFF, Niterói, p. 6, nov. 1997.
______. Formação de Professores no Brasil: entre o discurso acadêmico e a escola pública fundamental. In: LINHARES, Célia. A Escola e seus profissionais: tradições e contradições. Rio de Janeiro: Agir, 1997. p. 201- 233.
______. Formação dos Profissionais da Educação: rememorando para projetar. In:
CARINO, Jonaedson et SOUZA, Donaldo (Orgs.). Pedagogo ou Professor? Rio de Janeiro: Quartet, 1999.
______. (Org.). Os Professores e a Reinvenção da Escola. São Paulo: Cortez, 2001.
______. De uma cultura de guerra para uma de paz e justiça social: movimentos instituintes em escola pública como processos de formação docente. In: LINHARES, Célia; LEAL, M. Cristina. Formação de Professores: uma crítica à razão e à política hegemônicas. Rio de Janeiro, DP&A, 2002.
MATURANA, Humberto. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: UFMG,
______. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
MORIN, Edgar (Org.). A Religação dos Saberes – o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2001.
______. Amor, Poesia, Sabedoria. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
NÓVOA, Antonio (Org.). Vidas de Professores. Porto, Portugal: Ed. Porto, 1992.
NICOLESCU, Basarab. Educação e Transdisciplinaridade. São Paulo,: Edições USP, UNESCO, 1999.
______. Por uma Educação Transdisciplinar. In: LINHARES, Célia; TRINDADE, Nazaret (Org.). Compartilhando o Mundo com Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire; Cortez; Unesco, 2003. 41 – 56.
PETITAT, André. Produção da Escola/Produção da Sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PERRENOUD, Philippe. Profissionalização do Professor e Desenvolvimento de Ciclos de Aprendizagem. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 108, p. 7-26, nov. 1999.
PUTNAM, Robert. Comunidade e Democracia. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
PRIGOGINE, Ilya. O Fim das certezas. São Paulo: UNESP, 1996.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da Escrita. São Paulo: Editora 34, 1996.
SANTOS, Milton. O país distorcido. Folha de São Paulo, São Paulo, 2
maio 1999. Caderno Mais.
______. A vontade de abrangência. Folha de São Paulo, São Paulo, 20 jul. 1999. Caderno Mais.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Política educativa, multiculturalismo e práticas culturais democráticas nas salas de aula. Revista Brasileira de Educação, São Paulo: Anped, n. 4, p. 5- 25, 1997.
TODOROV, Tzvetan. Memória do Mal, Tentação do Bem. São Paulo: ARX,
TORRES, Rosa Maria. Educação para Todos. Porto Alegre: Artmed, 2001.
VARELA, Francisco; MATURANA, Humberto. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Psy II, 1995.
______. De Máquinas e Seres Vivos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
VARELA, Julia. O estatuto do saber pedagógico. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. 87 -96.
Vorraber, Marisa. A pesquisa-ação na sala de aula e o processo de significação. In: SILVA, Luís Heron (Org.). A Escola Cidadã no Contexto da Globalização. Petrópolis: Vozes, 1999. p.239 -356.
ZEMELMAN, Hugo. A externalidade do pensamento latino-americano: anotações de uma conferência. Niterói: Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, 2002.
ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.