Educação Popular: um projeto de rebeldia e alteridade

Autores

  • Luiz Augusto PASSOS passospassos@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.29286/rep.v16i31.5189

Palavras-chave:

Educação Popular. Movimentos sociais. Alteridade. Emancipação.

Resumo

A educação popular possui por nota identitária sua natureza emancipatória. A Educação popular, por emergir de um contexto histórico social de dominação e hegemonia exercida pelos setores dominantes. Projeto de dominação é realizado em direção à defesa de interesses de classe, controle e ampliação do poder econômico e cultural. Neste contexto, o projeto libertador nasce do grito do oprimido por libertação, como ‘o outro’ negado, que emerge. Emerge na luta por sobrevivência, direitos e dignidade. Toda educação implica rebeldia contra a reificação, o silenciamento e a invisibilidade. A educação popular é uma educação em movimento social: projeto de rebeldia e de alteridade.

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Biografia do Autor

Luiz Augusto PASSOS, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Universidade Federal de Mato Grosso, Filósofo, Doutor em Educação, Pesquisador Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (GPMSE), colaborador Grupo de Pesquisa Educação Ambiental.

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Publicado

2017-06-13

Como Citar

PASSOS, L. A. Educação Popular: um projeto de rebeldia e alteridade. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 105–118, 2017. DOI: 10.29286/rep.v16i31.5189. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5189. Acesso em: 26 nov. 2024.