Educação Popular: um projeto de rebeldia e alteridade

Autores

  • Luiz Augusto PASSOS passospassos@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.29286/rep.v16i31.5189

Palavras-chave:

Educação Popular. Movimentos sociais. Alteridade. Emancipação.

Resumo

A educação popular possui por nota identitária sua natureza emancipatória. A Educação popular, por emergir de um contexto histórico social de dominação e hegemonia exercida pelos setores dominantes. Projeto de dominação é realizado em direção à defesa de interesses de classe, controle e ampliação do poder econômico e cultural. Neste contexto, o projeto libertador nasce do grito do oprimido por libertação, como ‘o outro’ negado, que emerge. Emerge na luta por sobrevivência, direitos e dignidade. Toda educação implica rebeldia contra a reificação, o silenciamento e a invisibilidade. A educação popular é uma educação em movimento social: projeto de rebeldia e de alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Augusto PASSOS, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Universidade Federal de Mato Grosso, Filósofo, Doutor em Educação, Pesquisador Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (GPMSE), colaborador Grupo de Pesquisa Educação Ambiental.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Alberto Raposo. 10 ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

CAMUS, Albert. El Mito de Sísifo. Trad. Luís Echavarria. BuenosAires:Losada, Buenos Aires: Losada, 1981.

______. L’Homme Revolté. Paris: Gallimard, 1986.

COMBLIN, Joseph. O provisório e o definitivo. São Paulo: Herder, 1968.

ESQUIVEL, José Renan. Saúde não é bem-estar, saúde é luta! Instituto Pastoral de Saúde Popular (IPESP), Cuiabá: 1981.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1995.

______. Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2000.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Trad. Fanny Wrobel. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989.

______. El antropólogo como autor. Barcelona: Paidos Studio, Barcelona: Paidos Studio, 1989.

______. Nova Luz sobre a Antropologia. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. [Coleção Antropologia Social].

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Trad. Reginaldo di Piero. Rio Rio Janeiro: Freitas Bastos, 1971.

MO SUNG, Jung. Sujeito e sociedade complexa. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

PASSOS, L. A. Educação Popular: um projeto de rebeldia e alteridade. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 105–118, 2017. DOI: 10.29286/rep.v16i31.5189. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5189. Acesso em: 27 abr. 2024.