A práxis da formação política das classes populares

Autores

  • Percival Tavares da SILVA percil@bol.com.br
    Docente da FEUFF em Filosofia da Educação.

DOI:

10.29286/rep.v16i31.5185

Resumo

Este artigo objetiva mostrar a práxis da educação política popular desenvolvida, desde os anos 70, pela Diocese de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, RJ. Após contextualizá-la e caracterizá-la, faz um breve relato do curso Escola de Formação Política, projeto de extensão desenvolvido desde 2003 pelo Centro Sociopolítico da Diocese e pelo Núcleo de Filosofia Política e Educação da Universidade Federal Fluminense (NUFIPE). Analisa essa intervenção educativa a partir de inventário aplicado aos educandos e conclui fazendo uma abordagem da educação política popular enquanto ação emancipadora.

 

Palavras-chave: Filosofia. Práxis. Educação política popular. Emancipação.

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Biografia do Autor

Percival Tavares da SILVA, Docente da FEUFF em Filosofia da Educação.

Doutorando FEUSP. Mestre em Filosofia da Educação pelo IESAE-FGV. Docente da FEUFF em Filosofia da Educação.

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Publicado

2017-06-13

Como Citar

SILVA, P. T. da. A práxis da formação política das classes populares. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 49–67, 2017. DOI: 10.29286/rep.v16i31.5185. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5185. Acesso em: 2 maio. 2024.