CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas).

Autores

DOI:

10.29286/rep.v17i35.509

Palavras-chave:

Paulo Sérgio do Carmo

Resumo

Paulo Sérgio do Carmo é um destacado educador e escritor que se dedica com muita sutileza ao estudo da fenomenologia merleau-pontyana. Na obra em referência, esse autor discute a filosofia das essências de Maurice Merleau-Ponty. Os elementos-chave discutidos nesta resenha dizem respeito àquilo que esse fenomenólogo procura clarificar quando diz que os fenômenos resumem-se em definir essências, ou seja, é o ir buscar a coerência lógica do evento. Para isso, dentro de uma metodologia das ciências sociais, procura demonstrar que, para essa corrente teórica, não somos nós a interferirmos nas coisas e sim são elas que se mostram para nós, ou melhor, se deixam revelar.

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Biografia do Autor

Agenor de OLIVEIRA, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrando do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso. Linha de Pesquisa Movimentos Sociais Política e Educação Popular. Endereço profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, s/n. Coxipó, Cuiabá, MT, Brasil.

Luiz Augusto PASSOS, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação/UFMT. Endereço profissional: Av. Fernando Corrêa da Costa, Coxipó, Cuiabá, MT, Brasil

Referências

CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ, 2000.

MANTOVANI, Herley Juliano. Arqueologia Fenomenológica de Merleau-Ponty. In: Revista Eletrônica Print by UFSJ

Metanoia. São João Del-Rei, n. 5, p. 43-54, jul. 2003. Acesso em: 07 ago. 2007.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Data de recebimento: 04/04/2008.

Data de aceite: 04/05/2008.

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Publicado

2012-09-25

Como Citar

OLIVEIRA, A. de; PASSOS, L. A. CARMO, Paulo Sérgio do. Merleau-Ponty: uma Introdução. São Paulo: Educ. 2000, 159 p. (Série Trilhas). Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 587–590, 2012. DOI: 10.29286/rep.v17i35.509. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/509. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Notas de leitura, resumos e resenhas