O sentido da democracia e da autonomia: a reinvenção da educação e da escola

Autores

  • Odorico Ferreira CARDOSO NETO odoricoedeise@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v17i35.504

Palavras-chave:

Autonomia. Democracia. Educação.

Resumo

O projeto da autonomia, o sentido da democracia, o caráter da criação e sua relevância no que se refere à imaginação criadora, à reinvenção social da educação e da escola, fortalecendo a noção de sujeito de direitos, compõem este estudo que tem como referencial teórico o pensamento de Cornelius Castoriadis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio do procedimento metodológico de revisão bibliográfica, que busca compreender o projeto de autonomia como criação no âmbito do imaginário social-histórico. O estudo da formação individual do homem, no sentido de abranger o imaginário radical e social-histórico que resultou na heteronomia das sociedades atuais, mostra que até a própria concepção hegemônica de democracia, a despeito de ser fruto exemplar do imaginário social, contribui para a heteronomia. Busquei apresentar uma concepção de democracia, para a construção do fundamento sobre o qual se sustentará a sociedade autônoma. Segundo Castoriadis, é aqui que a educação adquire sentido e poder de atuação. É necessário agir sobre os homens no sentido de torná-los autônomos. Daí a importância de uma educação não mutilante, não domesticadora, uma educação que seja verdadeiramente paidéia, que possibilite a transformação do homem em anthropos, ser capaz de governar e de ser governado, de julgar e de escolher, exercícios fundamentais da vida democrática e livre. Esse é o caminho para a auto-instituição e auto-criação da sociedade, para sua afirmação como responsável única pela criação histórica.

The meaning of democracy and autonomy: the reinvention of education and school

Abstract

The project of the autonomy, the direction of the democracy, the character of the creation and your relevance in that if refers to the creative imagination, the social reinvent of the education and the school, strengthening the concept of subject of rights, compose this study that has as theoretical referential the Cornelius Castoriadis’ thinking. It’s about a qualitative research by methodological proceeding of bibliographical review that search for understand that project of autonomy as creation in the scope of the social-historical imaginary. The study of the individual formation of the man, in the direction of include the radical and social-historical imaginary what resulted in the heteronomy of the currents societies, show that even the hegemonic conception of democracy itself, in spite of being exemplary fruit of the social imaginary, contributes for the heteronomy. I searched for introduce a conception of democracy, for the construction of the base about which will support the independent society. According to Castoriadis, it is here that the education acquires meaning and power of actuation. It is necessary to act over the men to become independent. This is the importance of a not-mutilate, not-domesticate, an education that is truly paideia, that makes possible the transformation of the human in anthropos, capable of govern and be governed, to jugde and to choose , basic exercises of the democratic and free life. That is way for the auto-institution and auto-creation of society, for your statement as only responsible by the historical creation.

Keywords: Autonomy. Democracy. Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odorico Ferreira CARDOSO NETO, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação pela UFG. Professor Ajunto da Universidade Federal de Mato Grosso, no Instituto Universitário do Araguaia, Campus de Barra do Garças-MT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente nos seguintes temas: democratização, gestão, sistema, democracia e educação. Endereço para correspondência: Rua cinco, s/n, Jardim das Mangueiras, CEP- 78600-000, Barra do Garças-MT, Brasil.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

ADORNO, Theodor e HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento:

Fragmentos Filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Soletrar a letra P: Povo, Popular, Partido e Política. In: FÁVERO, Osmar; SEMERARO, Giovani (Orgs.). Democracia e constituição do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p.106-145.

CASTORIADIS, Cornelius. Figuras do pensável: As Encruzilhadas do Labirinto VI. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004b.

_________. As encruzilhadas do labirinto IV: a ascensão da insignificância.

Tradução de Regina Vasconcelos. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

_________. A instituição imaginária da sociedade. 5. ed. Tradução de Guy

Reymond. Rio de Janeiro: Paz e Terra São Paulo: Paz e Terra, 2000.

_________. As encruzilhadas do labirinto I: Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Paz e Terra, 1987a.

_________. As encruzilhadas do labirinto II: os domínios do homem. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Paz e Terra, 1987b.

_________. Socialismo ou barbárie: o conteúdo do socialismo. Tradução de Milton Meira do Nascimento e Maria das Graças de Souza Nascimento. São Paulo: Brasiliense, 1983.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Cultura e democracia: o discurso competente e

outras falas. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Educação, escola, cultura e formação. ENCONTRO

REGIONAL DE PSICOPEDAGOGIA, 12, Goiânia, 2002. Anais... Goiânia,

, p. 26-33.

_________. Autonomia da escola, gestão democrática e educação para a cidadania. In: Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Gestão democrática: 1º curso de capacitação para candidatos a gestores educacionais. Goiânia, 1999, p. 91-103.

FINLEY, Moses I. Democracia antiga e moderna. Tradução de Waldéa Barcellos e Sandra Bedran. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

KOSIK. Karel. Dialética do concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LEFORT, Claude. As formas da história: ensaios de antropologia política. Tradução de Luiz Roberto Salino Fortes e Marilena de Souza Chauí. São Paulo: Brasiliense, 1979.

OLIVEIRA, Francisco de e PAOLI, Maria Célia (Orgs.). Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e a hegemonia global. Petrópolis, RJ: Vozes; Brasília: NEDIC, 1999.

TORRES, Artemis e PASSOS, Luiz Augusto. Educação: tarefa da democracia. Revista de Educação Pública. Cuiabá: EDUFMT, v. 11, n. 19, jan./jun. 2002, p. 19-29.

Data de recebimento: 06/06/2008

Data de aceite: 18/06/2006.

Downloads

Publicado

2012-09-23

Como Citar

CARDOSO NETO, O. F. O sentido da democracia e da autonomia: a reinvenção da educação e da escola. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 509–526, 2012. DOI: 10.29286/rep.v17i35.504. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/504. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania