Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica

Autores

  • Maria de Fátima de PAULA mfatimadepaula@terra.com.br
    Universidade Federal Fluminense http://www.uff.br

DOI:

10.29286/rep.v17i35.502

Palavras-chave:

Política educacional. Formação universitária. Cidadania crítica.

Resumo

O texto trata da educação superior no Brasil, trazendo um breve histórico da universidade no mundo e em nosso país. Aborda as concepções francesa, alemã e norte-americana de universidade e a sua influência sobre o caso brasileiro, trazendo reflexões sobre as políticas para o ensino superior que têm conseqüência sobre o processo de formação. Na parte final, traz um panorama da educação superior no contexto do neoliberalismo, enfocando aspectos relacionados à mercantilização e ao aligeiramento da formação, na atualidade. Assim, tomando como base a história da universidade brasileira, suas diversas concepções e influências, o texto ressalta a importância das lutas por uma formação crítica e de qualidade, voltada para a cidadania participativa.

For a higher education that form to the critical citizenship

Abstract

The text considers the higher education in Brazil, bringing a historical brief of the university in the world and in our country. It deals with the French, German and North American conceptions of the University and their influence on the Brazilian case, bringing reflections on the politics used on superior education with consequences on the formation process. In the final part, it brings a panorama from the higher education, in the context of Neoliberalism, focusing commercial aspects related to superior formation, at the present time. In this way, with base in the history of the brazilian university, their differents conceptions and influences, the text emphasize the importance of the struggles for a critical and quality formation, directed to citizenship.

Keywords: Educational policy. Superior formation. Critical Citizenship.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima de PAULA, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e École des Hautes Études en Sciences Sociales (1998).
Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da UFF. Endereço profissional: Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Depto de Fundamentos Pedagógicos.
Rua Visconde do Rio Branco, 882, Bloco D, sala 403, campus do Gragoatá, São Domingos, 24210-200 -
Niterói, RJ – Brasil.

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Data de recebimento: 15/08/2008.

Data de aceite: 02/09/2008.

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Publicado

2012-09-23

Como Citar

PAULA, M. de F. de. Por uma educação superior que forme para a cidadania crítica. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 471–485, 2012. DOI: 10.29286/rep.v17i35.502. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/502. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação, Poder e Cidadania