As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade
DOI:
10.29286/rep.v26i62/1.5003Palavras-chave:
Educação. Formação de Professores/as Indígenas. Etapa Intermediária.Resumo
A UNEMAT desenvolve cursos específicos para formação de professores indígenas. Esta experiência organiza-se em duas etapas: Intensiva/Universidade; e Intermediária/Aldeia. Apresentamos aqui discussões/reflexões sobre a organização e o desenvolvimento das Etapas Intermediárias. Teoricamente, balizamo-nos em Freire, Hall, Melià, Dussel, Santos, Meneses e Nunes, e Viveiros de Castro. A metodologia consistiu na observação participante, escuta, rodas de conversa, nos diálogos e círculos de cultura, ocorridos nas Oficinas Pedagógicas das Etapas intermediárias. O estudo possibilitou-nos compreender que a formação de professores indígenas deve se dar a partir da aldeia; uma formação construída/oferecida de modo a reconhecer e valorizar os aspectos socioculturais de cada povo. Palavras-chave: Educação. Formação de Professores/as Indígenas. Etapa Intermediária.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990. (Série Fundamentos, v. 74).
DUSSEL, Enrique D. Para uma ética da libertação Latino-Americana: II eticidade e moralidade. São Paulo: Loyola, 1977.
FACULDADE INDÍGENA INTERCULTURAL. Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Licenciatura Específica para Formação de Professores Indígenas. UNEMAT, Barra do Bugres, MT, 2010.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
______. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1985.
______. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
MELIÁ, Bartolomeu. Ação pedagógica e alteridade. In: Ameríndia. Tecendo os caminhos da Educação Escolar. Cuiabá: Seduc-MT/CEI-MT, 1998, p. 21-22.
PAULA, Eunice Dias de. A interculturalidade no cotidiano de uma escola indígena. Cadernos Cedes, Campinas, ano XIX, n. 49, dez. 1999. Disponível
em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n4>. Acesso em: dez. 2016.
______. Relatório Técnico Projeto Aranowa’yao Magistério Intercultural. Aldeia Tapi’itãwa – Terra Indígena Urubu Branco. Confresa-MT, 2012 (Texto inédito).
SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. G.; NUNES, J. A. Introdução: para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo. In: Boaventura de Sousa Santos (Org.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
VIVEIROS DE CASTRO, E. B. O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem. Revista de antropologia. São Paulo, v. 35, p. 21-74, 1992.