Os saberes e valores indígenas transformando os processos de escolarização

Autores

  • Eunice Dias de PAULA xeretyma@uol.com.br
    Membro do CIMI – Conselho Indigenista Missionário.

DOI:

10.29286/rep.v26i62/1.4999

Palavras-chave:

Saberes Indígenas. Valores Indí- genas. Colonialidade. Processos de Escolarização.

Resumo

Este artigo apresenta os povos originários como produtores de conhecimentos de variadas naturezas. Embora estes conhecimentos tenham sido apropriados pelos colonizadores, a autoria indígena não é devidamente reconhecida. Autores pós-coloniais como Santos (2009), Marin (2014) e Quijano (2009) discutem os processos de invisibilização e apagamento destes saberes, práticas colonialistas que continuam a ser impostas às escolas indígenas. Por sua vez, a presença dos saberes e valores indígenas transformam os processos de escolarização, inserindo a escola na educação indígena, caminho necessário para que as escolas sejam indígenas de fato.

 

Palavras-Chave: Saberes Indígenas. Valores Indí- genas. Colonialidade. Processos de Escolarização.

 

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Biografia do Autor

Eunice Dias de PAULA, Membro do CIMI – Conselho Indigenista Missionário.

Pedagoga pela UNEMAT, Doutora em Estudos Linguísticos pela UFG – Universidade Federal de Goiás. Membro do CIMI – Conselho Indigenista Missionário. Endereço: Rua MB 04, Quadra 05, Lote 28, Residencial Morada do Bosque, CEP: 74.690-221 Goiânia/GO. Tel.: (62) 35653117.

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Publicado

2017-05-01

Como Citar

PAULA, E. D. de. Os saberes e valores indígenas transformando os processos de escolarização. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/1, p. 355–372, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/1.4999. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4999. Acesso em: 16 abr. 2024.