Saberes de Infâncias e a Formação de Professores Indígenas

Autores

  • Joelma C. P. M. ALENCAR joelmaalencar@uepa.br
    Universidade do Estado do Pará
  • Francilene de Aguiar PARENTE faparente@gmail.com
    Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

10.29286/rep.v26i62/1.4997

Palavras-chave:

Criança Indígena. Infância. Escola. Formação de Professores.

Resumo

O presente texto tem como objetivo abordar alguns dos problemas que envolvem a oferta da Educação Infantil para as escolas indígenas no Estado do Pará. Como procedimentos metodológicos, contou com um levantamento bibliográfico e dados empíricos da realidade escolar indígena. Conclui-se apontando para a necessidade de se considerar os processos próprios de aprendizagem indígena nas práticas escolares, assim como de se tratar da Educação Infantil na formação dos professores indígenas, de modo a atentar para as especificidades da infância indígena e o projeto societário de cada povo indígena, conforme definido como um direito na Constituição de 1988.

Palavras-chave: Criança Indígena. Infância. Escola. Formação de Professores.

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Biografia do Autor

Joelma C. P. M. ALENCAR, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação, Coordenadora do Núcleo de Formação Indígena e Curso de Licenciatura Intercultural Indígena/UEPA, Líder do Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia-GEIA, Universidade do Estado do Pará, Rua do Una, nº 156, - Belém/Pará- Brasil. CEP: 66.050-540. Tel.: (91) 3299-2235. Email:

Francilene de Aguiar PARENTE, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Antropologia, Docente e Coordenadora do Curso de Etnodesenvolvimento/UFPA e Vicecoordenadora do Grupo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (GEABI)/UFPA. Universidade Federal do Pará (UFPA)/Campus de Altamira, Rua Coronel José Porfírio, 2515, Bairro São Sebastião, Altamira/PA, CEP: 68.372-040, Tel.: (93) 2112-0576

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Publicado

2017-05-01

Como Citar

ALENCAR, J. C. P. M.; PARENTE, F. de A. Saberes de Infâncias e a Formação de Professores Indígenas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/1, p. 311–333, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/1.4997. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4997. Acesso em: 3 dez. 2024.