Saberes de Infâncias e a Formação de Professores Indígenas

Autores

  • Joelma C. P. M. ALENCAR joelmaalencar@uepa.br
    Universidade do Estado do Pará
  • Francilene de Aguiar PARENTE faparente@gmail.com
    Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

10.29286/rep.v26i62/1.4997

Palavras-chave:

Criança Indígena. Infância. Escola. Formação de Professores.

Resumo

O presente texto tem como objetivo abordar alguns dos problemas que envolvem a oferta da Educação Infantil para as escolas indígenas no Estado do Pará. Como procedimentos metodológicos, contou com um levantamento bibliográfico e dados empíricos da realidade escolar indígena. Conclui-se apontando para a necessidade de se considerar os processos próprios de aprendizagem indígena nas práticas escolares, assim como de se tratar da Educação Infantil na formação dos professores indígenas, de modo a atentar para as especificidades da infância indígena e o projeto societário de cada povo indígena, conforme definido como um direito na Constituição de 1988.

Palavras-chave: Criança Indígena. Infância. Escola. Formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma C. P. M. ALENCAR, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação, Coordenadora do Núcleo de Formação Indígena e Curso de Licenciatura Intercultural Indígena/UEPA, Líder do Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia-GEIA, Universidade do Estado do Pará, Rua do Una, nº 156, - Belém/Pará- Brasil. CEP: 66.050-540. Tel.: (91) 3299-2235. Email:

Francilene de Aguiar PARENTE, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Antropologia, Docente e Coordenadora do Curso de Etnodesenvolvimento/UFPA e Vicecoordenadora do Grupo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena (GEABI)/UFPA. Universidade Federal do Pará (UFPA)/Campus de Altamira, Rua Coronel José Porfírio, 2515, Bairro São Sebastião, Altamira/PA, CEP: 68.372-040, Tel.: (93) 2112-0576

Referências

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. (1988) Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 6 jul. 2009.

______. Ministério da Educação. Resolução CEB Nº 3, de 10 de novembro de 1999. Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas e dá outras providências. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_99.pdf>. Acesso em: 25 set. 2010.

______. Presidência da República, Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 25 set. 2010.

______. Presidência da República, Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Lei n. 9.394, de 20 dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 6 jul. 2010.

______. Ministério da Educação. Resolução Nº 5/CNE: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília, DF. MEC/CEB, 2012.

______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/pne.pdf. Acesso em: 25 set. 2010.

______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Nº 5.051, de 19 de abril de 2004. Promulga a Convenção Nº 169 da Organização Internacional do Trabalho - OIT sobre Povos Indígenas e Tribais. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5051.htm>. Acesso em: 15 jun. 2009.

CASTRO, Michele G. Bredel de. Noção de criança e infância: diálogos, reflexões, Saberes de Infâncias e a Formação de Professores Indígenas interlocuções. In: COLE – CONGRESSO DE LEITURA, 16., 2007, Campinas. Anais... Campinas: Faculdade de Educação, UNICAMP, 2007. p. 1-11.

COHN, Clarice. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

_____. Concepções de infância e infâncias: um estado da arte da antropologia da criança no Brasil. Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio-ago., 2013.

FERNANDES, Rosani. Educação Escolar Kyikatêjê: novos caminhos para aprender e ensinar. Dissertação (Mestrado em Direito)- Programa de PósGraduação em Direito, Universidade Federal do Pará, Belém, 2010.

GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Consolidando o campo da formação de professores indígenas no Brasil. In: GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (Org.).Formação de Professores Indígenas: repensando trajetórias. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2006. p. 39-68. (v. 8).

______. Olhar longe, porque o futuro é longe: Cultura, escola e professores indígenas no Brasil. Tese (Doutorado em Antropologia Social)- Programa de Pósgraduação em Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2009.

LASMAR, Cristiane. Conhecer para transformar: os índios do rio Uaupés (Alto Rio Negro) e a educação escolar. Tellus, Campo Grande, ano 9, n. 16, p. 11-33, jan./jun. 2009.

LOPES DA SILVA, Aracy; MACEDO, Ana Vera Lopes da Silva; NUNES, Ângela (Org.). Crianças Indígenas – Ensaios Antropológicos. São Paulo: Global, 2002. (Coleção Antropologia e Educação).

LUCIANO, Gersem dos Santos. Educação Indígena. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. p. 128-171.

MATOS, Maria Helena Ortolan. Mulheres no movimento indígena: do espaço de complementariedade ao lugar da especificidade. In: SACCHI, Ângela; GRAMKOW, Márcia Maria (Org.). Gênero e Povos Indígenas. Rio de Janeiro/Brasília, DF: Museu do Índio/GIZ/FUNAI, 2012. p. 140-171.

MELIÁ, Bartolomeu. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Loyola, 1979.

MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia cultural. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

NASCIMENTO, Adir Casaro et al. (Org.). Criança indígena: diversidade cultural, educação e representações sociais. Brasília, DF: Líber Livro, 2011.

______.; AGUILERA URQUIZA, Antonio H. Entender o outro: a criança indígena e a questão da educação infantil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., 2006, Caxambu. Anais... Caxambu: AMPED, 2006. p. 1-12.

NASCIMENTO, Cláudia Terra do; BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. A construção social do conceito de infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas. Contexto & Educação, Ponta Grossa, Editora Unijuí, v. 23, n. 79, p. 47-63, jan./jun. 2008. Disponível em:<https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/ viewFile/1051/802>. Acesso em: 5 maio 2015.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato (Org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Uma agenda crítica para os estudos da criança. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 31-49, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/art_v15_n1.htm Acesso em: 5 maio 2015.

SILVA, Rosa Helena da. A Autonomia como Valor e Articulação de Possibilidades: o movimento dos professores indígenas do Amazonas, de Roraima e do Acre e a Construção de uma Política de Educação Escolar Indígena. Cadernos Cedes, Campinas, ano XIX, n. 49, dez. 1999. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2008.

SURUI, Wiratinga. O mito de wyrating e mutum na produção de material didático para a Educação Infantil da escola Sawarapy Surui. Marabá, 2016, 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Intercultural Indígena) –Universidade do Estado do Pará, 2016.

SURUI, Se A. O arco e flecha Aikewara: uma experiência sobre jogo tradicional nas aulas de Educação Física. Marabá, 2016, 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Intercultural Indígena) – Universidade do Estado do Pará, 2016.

TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz; ALMEIDA, José Nilton de; RESENDÍZ, Nicanor Rebolledo (Org.). Diversidade, educação e infância: reflexões antropológicas. Florianópolis: EDUFSC, 2014.

_____. A sociedade contra a escola. In: TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz; GRANDO, Beleni Saléte; ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre dos Santos (Org.). Educação indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. Florianópolis: EDUFSC, 2012. p. 275-294.

_____; GRANDO, Beleni Saléte; ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre dos Santos (Org.). Educação indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. Florianópolis: EDUFSC, 2012. p. 247-274.

______; COHN, Clarice. Escolarização indígena entre os Karipuna e Mebengokré Xikrin: uma abertura para o outro. In: TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz; GRANDO, Beleni Saléte; ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre dos Santos (Org.). Educação indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. Florianópolis: EDUFSC, 2012. p. 247-274.

Downloads

Publicado

2017-05-01

Como Citar

ALENCAR, J. C. P. M.; PARENTE, F. de A. Saberes de Infâncias e a Formação de Professores Indígenas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/1, p. 311–333, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/1.4997. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4997. Acesso em: 5 nov. 2024.