Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena
DOI:
10.29286/rep.v26i62/1.4996Palavras-chave:
Povos Indígenas. Línguas Indígenas. Culturas Indígenas. Cosmologias Indígenas.Resumo
Este artigo trata de tecer algumas considerações analíticas sobre o lugar das línguas indígenas nas cosmologias e na vida contemporânea dos povos indígenas. Destaca a importância cosmopolítica e transcendentral da linguagem na interconexão dos humanos com os não humanos no plano dos distintos mundos e seres que o co-habitam. Nesse sentido, destaca também a necessidade de valorizar os meios pedagógicos tradicionais na valorização das línguas indígenas, por meios da oralidade e do papel dos mais velhos, bem como da apropriação adequada e radical da escola para esse mesmo fim, superando sua tendência fortemente colonialista, eurocêntrica e branqueocêntrica.
Palavras-chave: Povos Indígenas. Línguas Indígenas. Culturas Indígenas. Cosmologias Indígenas.
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Referências
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