Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais

Autores

  • Renata Portela RINALDI renata.rinaldi@gmail.com
    FCL/UNESP/Araraquara

DOI:

10.29286/rep.v17i35.495

Palavras-chave:

Informática na educação. Educação especial. Aprendizagem significativa

Resumo

O presente artigo trata aspectos relacionados ao processo de construção de um ambiente significativo e contextualizado para a aprendizagem e socialização de uma aluna portadora de necessidades especiais múltiplas. Os dados foram obtidos por meio de uma experiência de ensino-aprendizagem no Laboratório de Informática do Grupo de Pesquisa e Suporte em Educação e Tecnologia (GPSETE), em uma universidade pública no interior do estado de São Paulo/Brasil (FCT-UNESP). Foi possível evidenciar progressos no desenvolvimento cognitivo, lingüístico, afetivo e social da envolvida, o que permite descrever esta experiência com intuito de contribuir para o processo educacional, favorecendo a inclusão digital e social. Computer use in Education: a tool for significant learning by students with special needs Abstract The present article deals with aspects related to the process of construction of a meaningful and contextualized learning and socialization environment for a student with multiple special needs. The data have been collected through a teaching and learning experience at the computer laboratory of the Research and Support Group in Education and Technology at a public university in the provinces of the state of São Paulo/ Brazil (FCT-UNESP). It was possible to evince progress in the cognitive, linguistic, emotional and social development of the person involved, which allows us to describe this experience as a contribution to an educational process which favors digital and social inclusion. Keywords: Computer use in education. Especial education. Significant learning.

Downloads

Biografia do Autor

Renata Portela RINALDI, FCL/UNESP/Araraquara

Mestre em Educação pela UFSCar. Professora da FCL/UNESP/Araraquara. Doutoranda pela Universidade
Federal de São Carlos – UFSCar. Endereço: Rua São Paulo, 1563, Centro – São Carlos/SP, Brasil.

Referências

ALONSO, M.; MASETTO, M. T. Formar educadores para um mundo em transformação. Artigo não publicado, PUC/SP, 1997.

BRAGA, L. W. Cognição e paralisia cerebral: Piaget e Vygotsky em questão. Salvador: SarahLetras, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Tecnologias da comunicação e informação. In: ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC,1998. p.135-157.

BRASLAVSKY, B. La escuela puede: una perspectiva didáctica. Buenos Aires: AIQUEGrupo Editor S/A, 1992.

CROMER, R.F. Conversation of the congenitally blind. British Journal of Psychology, v. 64, n. 2, p. 241-250, 1973.

GOTTESMAN, M. A comparative study of Piaget’s developmental schema of sighted children with that of a group of blind children. Child Development, v. 42, p. 578-580, 1971.

HATWELL, H. Privation sensorielle et intelligence. Paris: Presses Universitaires de France, 1996.

LEONTIEV, A.N. Problemas del des arrollo del psiquismo. La Habana: Pueblo e Educación, 1981.

LÚRIA, A.R. Los processos cognitivos: analisis sócio-histórico. Barcelona: Fontanella, 1980.

MANTOAN, M.T.E. A tecnologia aplicada à educação, na perspectiva inclusiva. In:

CAPOVILLA, F.C.; GONÇALVES, M.J.; MACEDO, E.C. (Orgs.). Tecnologia em (re)habilitação cognitiva: uma perspectiva multidisciplinar. São Paulo: EDUNISC, p. 375-378, 1998.

MILLER, C.K. Conservation, in blind children. Education of the Visually Handicapped, v. 1, n. 4, p. 101-105, 1969.

PAPERT, S. LOGO: Computadores e educação. Tradução José Armando Valente; Beatriz Bitelman; Afira Vianna Ripper. São Paulo: Brasiliense, 1985.

RINALDI, R. P. Informática na educação: um recurso para aprendizagem e desenvolvimento profissional de professoras-mentoras. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.

RUSSO, L. Algumas contribuições do sócio-interacionismo para se pensar sobre a prática pedagógica na Educação Especial. Dissertação, (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1994.

SCHLÜNZEN, E.T.M. Mudanças nas práticas pedagógicas do professor: criando um ambiente construcionista contextualizado e significativo para crianças com necessidades especiais físicas. 240f. Tese (Doutorado em Educação e Currículo) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2000.

TOBIN, M.J. Conservation of substance in the blind and partially sighted. British Journal of Education Psychology, v. 42, p. 192-197, 1972.

VALENTE, J.A. Liberando a mente: computadores na educação especial. Campinas: Gráfica Central da Unicamp, 1991.

_____. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993.

_____. Informática na educação: instrucionismo x construcionismo. Manuscrito não publicado, NIED: UNICAMP, 1997.

_____, Mudanças na sociedade, mudanças na educação: o fazer e o compreender. In: _____ (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP, p.29-48, 1999.

VON CRANACH, M.; VALACH. L. The social dimension of goal-directed action. In: TAJFEL, H. (Org.). The social dimension. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes,1989.

_____. Problems of abnormal psychology and learning disabilities: the fundamentals of defectology. New York, 1993.

WERTSCH, J.V. Vygotsky and the social formation of mind. Cambridge: Harvard University Press, 1985.

Data de recebimento: 11/09/2007

Data de aceite: 20/03/2008

Downloads

Publicado

2012-09-21

Como Citar

RINALDI, R. P. Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 379–399, 2012. DOI: 10.29286/rep.v17i35.495. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/495. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores