Políticas de Educação Infantil: conquistas, embates e desafios na construção de uma Pedagogia da Infância

Autores

  • Rodrigo Saballa de Carvalho rsaballa@terra.com.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Bianca Salazar Guizzo bguizzo_1@hotmail.com
    Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

DOI:

10.29286/rep.v27i66.4563

Palavras-chave:

Educação Infantil. Políticas educacionais. Pedagogia da Infância.

Resumo

A partir do campo das Políticas de Educação Infantil, o artigo tem como objetivo problematizar os modos de legislar a Educação Infantil no Brasil. Metodologicamente, é traçado um panorama das políticas de Educação Infantil com base na análise de documentos produzidos após a Constituição Federal de 1988. São destacados as conquistas, os embates e os desafios que têm sido enfrentados no campo da Educação Infantil. Conclui-se que os modos de educar as crianças têm constituído uma arena de disputas produzida em um sistema de relações de poder, no qual direitos sociais conquistados precisam ser reafirmados para que não sejam perdidos.

Palavras-chave: Educação Infantil. Políticas Educacionais. Pedagogia da Infância.

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Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pós-Doutorado em Educação (UFPEL),

Doutorado em Educação (UFRGS) e Mestrado

em Educação (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Professor da área de Educação Infantil do Departamento de Estudos Especializados (DEE) da Faculdade de Educação da UFRGS. Vice líder do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas (CLIQUE/UFRGS).

Bianca Salazar Guizzo, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora em Educação, Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

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Publicado

2018-09-04

Como Citar

CARVALHO, R. S. de; GUIZZO, B. S. Políticas de Educação Infantil: conquistas, embates e desafios na construção de uma Pedagogia da Infância. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 66, p. 771–791, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i66.4563. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4563. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores