Representações sociais de futuros docentes sobre a teoria da evolução darwinista
DOI:
10.29286/rep.v27i66.4286Palavras-chave:
Educadores em formação. Teoria da evolução. Representações sociais.Resumo
A teoria da evolução de Darwin, que apresenta ampla repercussão nos conhecimentos de senso comum, é o objeto desse estudo do campo representacional. Para interpretação dos dados utilizou-se a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. O método de coleta de dados consistiu no levantamento da estrutura das representações sociais sobre a Teoria da Evolução, entre 179 estudantes dos cursos de graduação de Pedagogia e Biologia. O estudo apontou forte ligação entre a Teoria da Evolução e a imagem de Darwin. Mesmo com o passar de 150 anos teoria e autor estão presentes no conhecimento popular, rompendo as barreiras do universo científico para circular amplamente nas representações desses futuros professores.
Downloads
Referências
ABRIC, Jean-Claude. A abordagem estrutural das representações sociais. Desenvolvimentos recentes. In: CAMPOS, P. H. F.; LOUREIRO, M. C. S. (Org.). Representações sociais e práticas educativas. Goiânia: Ed. da UCG, 2003, p. 37-57.
BROWNE, Janet. A origem das espécies de Darwin: uma biografia. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
CLÉMENCE, Alain; GREEN, Eva G. T.; COURVOISIER, Nelly. Comunicação e ancoragem: difusão e transformação das representações sociais. Tradução José Geraldo de Oliveira Almeida. In: ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; SANTOS, Maria de Fátima Souza; TRINDADE, Zeidi Araujo. Teoria da representações sociais: 50 anos. Brasília: Technnopolitik, 2011.
DARWIN, Charles. Autobiografia 1809-1882. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, 2000.
DATAFOLHA. Instituto de Pesquisa. 59% acreditam na evolução entre as espécies, sob o comando de Deus. Disponível em: http://datafolha.folha.uol.com.br/opiniaopublica/2010/04/1223573-59-acreditam-na-evolucao-entre-as-especies-sob-o-comando-de-deus.shtml. Acesso em: 05 mar. 2012.
DI MARE, Rocco Alfredo. Desenvolvimento da Teoria da Evolução como uma teoria científica. In: ______. A concepção da teoria evolutiva desde os gregos: ideias, controvérsias e filosofias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 95- 117.
DORVILLÉ, Luís Fernando Marques. Religião, escola e ciência: conflitos e tensões nas visões de mundo de alunos de uma licenciatura em ciências biológicas. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2010.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: ______. (Org.). As representações sociais. Tradução de Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001, p. 17-44.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
______. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003.
PAGAN, Acácio Alexandre. Ser (animal) humano: evolucionismo e criacionismo nas concepções de alguns graduandos em ciências biológicas. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, 2010.
SÁ, Celso Pereira. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2002.