Representações sociais de futuros docentes sobre a teoria da evolução darwinista

Autores

DOI:

10.29286/rep.v27i66.4286

Palavras-chave:

Educadores em formação. Teoria da evolução. Representações sociais.

Resumo

A teoria da evolução de Darwin, que apresenta ampla repercussão nos conhecimentos de senso comum, é o objeto desse estudo do campo representacional. Para interpretação dos dados utilizou-se a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. O método  de coleta de dados consistiu no  levantamento da estrutura das representações sociais sobre a Teoria da Evolução, entre 179 estudantes dos cursos de graduação de Pedagogia e Biologia. O estudo apontou forte ligação entre a Teoria da Evolução e a imagem de Darwin. Mesmo com o passar de 150 anos teoria e autor estão presentes no conhecimento popular, rompendo as barreiras do universo científico para circular amplamente nas representações desses futuros professores.

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Biografia do Autor

Fernanda Cândido Magalhães, Universidade Federal de Mato Grosso/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Psicologia, da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Psicologia Social/UERJ e mestre em Educação/UFMT.

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Publicado

2018-09-04

Como Citar

MAGALHÃES, F. C. Representações sociais de futuros docentes sobre a teoria da evolução darwinista. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 66, p. 839–857, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i66.4286. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4286. Acesso em: 28 abr. 2024.