O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação

Autores

  • Dayana Fernandes LEÃO anayadfernandes@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Thyego Mychell Moreira SANTOS thymy25@hotmail.com
  • Rita Rodrigues de SOUZA ritarodrigues.souza@bol.com.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.4198

Palavras-chave:

Disciplina de química, Aluno, Ensino e aprendizagem, Educação

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a inconsistência entre o ensino e a aprendizagem na disciplina de química, levando em consideração a experiência de aprendizagem e as dificuldades expressas pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Este estudo foi orientado pela abordagem qualitativa, seguindo os pressupostos da Teoria da Complexidade e da Teoria Fundamentada nos Dados. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado que possibilitou evidenciar, na visão do aluno, a química como uma disciplina complexa, porém, indispensável para compreender a vida, sendo essencial que os conteúdos sejam substanciados em seu cotidiano como meio de facilitar o seu entendimento.

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Biografia do Autor

Dayana Fernandes LEÃO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Pós-Graduada no Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí/GO.

Thyego Mychell Moreira SANTOS

Doutor em Enfermagem. Professor do Centro Universitário do Vale do Araguaia - Barra do Garças/MT.

Rita Rodrigues de SOUZA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista - São José do Rio Preto. Professora do  Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí/GO.

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

LEÃO, D. F.; SANTOS, T. M. M.; SOUZA, R. R. de. O olhar do aluno sobre o contexto do estudo da química e a possibilidade de transformação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.4198. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4198. Acesso em: 26 nov. 2024.