Uma educação profissional de cor. A color professional education

Autores

  • Willian Silva de PAULA willian.paula@cfs.ifmt.edu.br
    Instituto Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso - IFMT Av. Vilmar Fernandes,300,Setor Santa Luzia, Confresa-MT Telefone (66) 3564 2600.

DOI:

10.29286/rep.v21i46.414

Palavras-chave:

Estudantes. Negro. Classificação. Categorias de cor.

Resumo

Este artigo busca investigar a trajetória profissional de jovens, dando ênfase na questão cor. Foram realizadas entrevistas com treze alunos, levantando, através da História de Vida, fundamentada em Becker (1999), a trajetória que eles desenvolveram após concluírem o curso técnico. A análise de dados teve como suportes teóricos estudos de Petruccelli (1998), Hall (2002), Velho (1999) e Teixeira (2003). O levantamento leva a refletir sobre a necessidade de apreciação dos dados sobre cor no Brasil e estimular pesquisas sobre as dimensões antropológicas e sociais no processo do brasileiro se autoclassificar e classificar o outro por categorias de cor.

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Biografia do Autor

Willian Silva de PAULA, Instituto Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso - IFMT Av. Vilmar Fernandes,300,Setor Santa Luzia, Confresa-MT Telefone (66) 3564 2600.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Professor e Diretor Geral do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa-MT :Endereço institucional: Av. Vilmar Fernandes,300,Setor Santa Luzia, Confresa-MT Telefone (66) 3564 2600

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Recebimento em: 15/03/2012.

Aceite em: 25/03/2012.

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Publicado

2012-09-10

Como Citar

PAULA, W. S. de. Uma educação profissional de cor. A color professional education. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 359–374, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i46.414. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/414. Acesso em: 19 abr. 2024.