Política de Currículo no Ensino Fundamental: entre ciclos e identificação. La politica del Curriculo en el Ensino Fundamental: entre ciclos y identificación.
DOI:
10.29286/rep.v21i46.413Palavras-chave:
Currículo. Ciclos de formação. Relações raciais. Ensino Fundamental. Identidade.Resumo
identidades culturais e de organização curricular por ciclos de formação caracterizam a problemática da pesquisa. Discutem-se ambas as demandas de modo relacional, com vistas à configuração de um sentido político comum: uma educação escolar democrática. A abordagem teórico-metodológica envolve noções de ciclo de políticas, discurso, identificação e democracia pluralista, sendo entrevistadas professoras da rede pública. A pesquisa possibilitou concluir que paradoxos, ambiguidades e contradições existentes nessas políticas sugerem incoerências. Estas são observadas, entretanto, como inerentes aos processos democráticos pluralistas, vistos como um modo diferente de estabelecer distinções, que qualifique dissensos e reconheça alternativas.Downloads
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Recebimento em: 15/03/2012.
Aceite em: 20/03/2012.