Política de Currículo no Ensino Fundamental: entre ciclos e identificação. La politica del Curriculo en el Ensino Fundamental: entre ciclos y identificación.

Autores

  • Ozerina Victor de OLIVEIRA ozerina@ufmt.br
    Univerisdade Federal de Mato Grosso Av. FErnando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep 78.060-900 http://www.ufmt.br
  • Candida Soares da COSTA candidasoarescosta@gmail.com
    Univerisdade Federal de Mato Grosso Av. FErnando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep 78.060-900 http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v21i46.413

Palavras-chave:

Currículo. Ciclos de formação. Relações raciais. Ensino Fundamental. Identidade.

Resumo

identidades culturais e de organização curricular por ciclos de formação caracterizam a problemática da pesquisa. Discutem-se ambas as demandas de modo relacional, com vistas à configuração de um sentido político comum: uma educação escolar democrática. A abordagem teórico-metodológica envolve noções de ciclo de políticas, discurso, identificação e democracia pluralista, sendo entrevistadas professoras da rede pública. A pesquisa possibilitou concluir que paradoxos, ambiguidades e contradições existentes nessas políticas sugerem incoerências. Estas são observadas, entretanto, como inerentes aos processos democráticos pluralistas, vistos como um modo diferente de estabelecer distinções, que qualifique dissensos e reconheça alternativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ozerina Victor de OLIVEIRA, Univerisdade Federal de Mato Grosso Av. FErnando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep 78.060-900

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso e Diretora do Instituto de Educação/UFMT. Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em< Educação – PPGE/UFMT. End. institucional: Av. Fernando Corrêa da Costa, n. 2.367, Boa Esperança, Cuiabá/MT – CEP: 78.060-900.

Candida Soares da COSTA, Univerisdade Federal de Mato Grosso Av. FErnando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep 78.060-900

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em < Educação – PPGE/UFMT. End. institucional: Av. Fernando Corrêa da Costa, n. 2.367, Boa Esperança, Cuiabá/MT – CEP: 78.060-900.

Referências

BALL, S. J. The policy processes and the processes of policy, In: BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. (Org.) Reforming education & Changing school: case studies in policy sociology. Londres/ Nova Iorque: Routlegle. 1992. p. 6-23.

______. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional.

In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Org.) Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011, p. 21-53.

BARRETO, E. S. S.; SOUSA, S. Z. Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 31-50,

jan./abr. 2004.

BURITY, J. Psicanálise, identificação e a formação de atores coletivos. Disponível: em: . Acesso em: abr. 2011.

R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 21, n. 46, p. 347-358, maio/ago. 2012

COSTA, Candida Soares da. Educação para as relações etnicorraciais: história cultura afrobrasileira e africana no currículo do ensino médio. Tese (Doutorado

m Educação)-, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2011.

FREITAS, Luis Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: confrontos e lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.

LOPES, A. C. Políticas de currículo: questões teórico-metodológicas. In: LOPES, A. C.; DIAS, R. E.; ABREU, R. G. Discursos nas Políticas de Currículo. Apoio edital editoração Faperj. Rio de Janeiro: Quartet, 2011.

_____ . MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

_____ . OLIVEIRA, A. A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 38, n. 19, p. 41, jan./abr. 2011.

MACEDO. E. Currículo e tempo: a organização em ciclos. Secretaria Municipal de Educação, Rio de Janeiro, 1999. (mimeo).

MOUFFE, C. Democracia, cidadania e a questão do pluralismo. Política & Sociedade, n. 3, out. p. 11-26, 2003.

MULLER, Maria Lúcia Rodrigues. A cor da escola: imagens da Primeira República. Cuiabá: Entrelinhas: EdUFMT, 2008.

OLIVEIRA, O. V. Movimento comutativo da política de currículo: o caso da Escola Sarã. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 17, n. 33, p. 13-24, 2008.

Recebimento em: 15/03/2012.

Aceite em: 20/03/2012.

Downloads

Publicado

2012-09-10

Como Citar

OLIVEIRA, O. V. de; COSTA, C. S. da. Política de Currículo no Ensino Fundamental: entre ciclos e identificação. La politica del Curriculo en el Ensino Fundamental: entre ciclos y identificación. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 347–358, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i46.413. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/413. Acesso em: 29 mar. 2024.