Política de Currículo no Ensino Fundamental: entre ciclos e identificação. La politica del Curriculo en el Ensino Fundamental: entre ciclos y identificación.

Autores

  • Ozerina Victor de OLIVEIRA ozerina@ufmt.br
    Univerisdade Federal de Mato Grosso Av. FErnando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep 78.060-900 http://www.ufmt.br
  • Candida Soares da COSTA candidasoarescosta@gmail.com
    Univerisdade Federal de Mato Grosso Av. FErnando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep 78.060-900 http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v21i46.413

Palavras-chave:

Currículo. Ciclos de formação. Relações raciais. Ensino Fundamental. Identidade.

Resumo

identidades culturais e de organização curricular por ciclos de formação caracterizam a problemática da pesquisa. Discutem-se ambas as demandas de modo relacional, com vistas à configuração de um sentido político comum: uma educação escolar democrática. A abordagem teórico-metodológica envolve noções de ciclo de políticas, discurso, identificação e democracia pluralista, sendo entrevistadas professoras da rede pública. A pesquisa possibilitou concluir que paradoxos, ambiguidades e contradições existentes nessas políticas sugerem incoerências. Estas são observadas, entretanto, como inerentes aos processos democráticos pluralistas, vistos como um modo diferente de estabelecer distinções, que qualifique dissensos e reconheça alternativas.

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Biografia do Autor

Ozerina Victor de OLIVEIRA, Univerisdade Federal de Mato Grosso Av. FErnando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep 78.060-900

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso e Diretora do Instituto de Educação/UFMT. Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em< Educação – PPGE/UFMT. End. institucional: Av. Fernando Corrêa da Costa, n. 2.367, Boa Esperança, Cuiabá/MT – CEP: 78.060-900.

Candida Soares da COSTA, Univerisdade Federal de Mato Grosso Av. FErnando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep 78.060-900

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em < Educação – PPGE/UFMT. End. institucional: Av. Fernando Corrêa da Costa, n. 2.367, Boa Esperança, Cuiabá/MT – CEP: 78.060-900.

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Recebimento em: 15/03/2012.

Aceite em: 20/03/2012.

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Publicado

2012-09-10

Como Citar

OLIVEIRA, O. V. de; COSTA, C. S. da. Política de Currículo no Ensino Fundamental: entre ciclos e identificação. La politica del Curriculo en el Ensino Fundamental: entre ciclos y identificación. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 347–358, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i46.413. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/413. Acesso em: 25 nov. 2024.