A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity

Autores

  • Darci SECCHI darci.secchi@gmail.com
    Univerisdade Federal de Mato Grosso Av. Fernando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep 78060-900 http://www.ufmt.br

DOI:

10.29286/rep.v21i46.411

Palavras-chave:

Professores indígenas. Escolas indígenas. Formação de professores.

Resumo

O presente artigo trata do perfil de um novo ator educacional que atua no interior das aldeias e cuja ação consolida uma nova instituição denominada escola indígena. O principal argumento trazido ao debate diz respeito aos contornos dessa realidade, cuja pluralidade nem sempre é percebida pelo poder público e pelas próprias comunidades. É nos cursos de formação que residem os principais elementos configuradores da profissionalidade docente indígena. Naquele ambiente formativo se instaura a padronização de expectativas, a domesticação de idealizações e a atribuição de significados que definem o perfil dos atuais professores indígenas.

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Biografia do Autor

Darci SECCHI, Univerisdade Federal de Mato Grosso Av. Fernando Correa da Costa, 2367, Boa Esperança, Cuiabá-MT. Cep 78060-900

Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC/SP. Professor Associado II do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/IE, atuando na linha de pesquisa Movimentos Sociais e Educação. Tutor do Grupo PET Educação. End. institucional: Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT - 78060-900.

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Recebimento em: 15/03/2012.

Aceite em: 25/03/2012

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Publicado

2012-09-10

Como Citar

SECCHI, D. A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 331–346, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i46.411. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/411. Acesso em: 3 jul. 2024.