A formação de professores indígenas para a diversidade. The indigenous teachers training for diversity
DOI:
10.29286/rep.v21i46.411Palavras-chave:
Professores indígenas. Escolas indígenas. Formação de professores.Resumo
O presente artigo trata do perfil de um novo ator educacional que atua no interior das aldeias e cuja ação consolida uma nova instituição denominada escola indígena. O principal argumento trazido ao debate diz respeito aos contornos dessa realidade, cuja pluralidade nem sempre é percebida pelo poder público e pelas próprias comunidades. É nos cursos de formação que residem os principais elementos configuradores da profissionalidade docente indígena. Naquele ambiente formativo se instaura a padronização de expectativas, a domesticação de idealizações e a atribuição de significados que definem o perfil dos atuais professores indígenas.Downloads
Referências
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Sã Paulo: Paz e Terra, 2000.
CEIMT. Histórico da educação escolar indígena. Cuiabá: CEI/MT, 2000.
FERREIRA, Mariana K. Leal. Da origem dos homens à conquista da escrita: um estudo sobre povos indígenas e educação escolar no Brasil. Dissertação (Mestrado em Antropologia)- Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Universidade de São Paulo, São Paulo, USP, 1992.
SAID, Edward W. Des intellectuels et du pouvoir. Paris: Seuil, 1994.
SECCHI, Darci (Org.). Ameríndia - tecendo os caminhos da educação escolar indígena. Cuiabá: SEDUC/CAIEMT/CEE, 1997.
______. Cem anos depois: escolas indígenas em Mato Grosso. In: CEI/MT. Urucum jenipapo e giz: a educação escolar indígena em debate. Cuiabá: CEI/MT, 1997.
_______. Professor indígena: a formação docente como estratégia de controle da educação escolar em Mato Grosso. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)- Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP, São Paulo, 2002.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. 3º grau indígena: projeto de formação de professores indígenas. Barra do Bugres: UNEMAT, 2001.
Recebimento em: 15/03/2012.
Aceite em: 25/03/2012