Relações raciais e educação: desafios e possibilidades para a formação continuada do professor. Race relations and education: challenges and opportunities for the continued training of the teacher

Autores

  • Maria Elena Viana SOUZA mevsouza@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

10.29286/rep.v21i46.409

Palavras-chave:

Relações raciais. Formação de professores. Cotidiano escolar.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é trazer para o debate alguns desafios que estão postos para os professores, mais especificamente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no que se refere ao entendimento das relações raciais no cotidiano escolar e propor algumas possibilidades de ação. É resultado de uma pesquisa bibliográfica que nos leva a concluir que é necessário, além de dar uma atenção especial aos currículos dos cursos de Formação de Professores, preocupar-se com a formação daqueles professores que já estão em serviço, para que consigam lidar, entre outras coisas, com o preconceito racial em sala de aula

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Biografia do Autor

Maria Elena Viana SOUZA, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Doutora em Educação, Professora do Departamento de Didática, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. Coordena o projeto de pesquisa “O preconceito racial nas entrelinhas das diferentes práticas educativas escolares”, desde 2004, e o grupo de pesquisa “Educação, Preconceito Racial e Ação Afirmativa”.

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Recebimento em: 14/03/2012.

Aceite em: 20/03/2012.

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Publicado

2012-09-06

Como Citar

SOUZA, M. E. V. Relações raciais e educação: desafios e possibilidades para a formação continuada do professor. Race relations and education: challenges and opportunities for the continued training of the teacher. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 289–301, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i46.409. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/409. Acesso em: 26 abr. 2024.