Relações raciais e educação: desafios e possibilidades para a formação continuada do professor. Race relations and education: challenges and opportunities for the continued training of the teacher

Autores

  • Maria Elena Viana SOUZA mevsouza@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v21i46.409


Palavras-chave:

Relações raciais. Formação de professores. Cotidiano escolar.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é trazer para o debate alguns desafios que estão postos para os professores, mais especificamente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no que se refere ao entendimento das relações raciais no cotidiano escolar e propor algumas possibilidades de ação. É resultado de uma pesquisa bibliográfica que nos leva a concluir que é necessário, além de dar uma atenção especial aos currículos dos cursos de Formação de Professores, preocupar-se com a formação daqueles professores que já estão em serviço, para que consigam lidar, entre outras coisas, com o preconceito racial em sala de aula

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Biografia do Autor

  • Maria Elena Viana SOUZA, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
    Doutora em Educação, Professora do Departamento de Didática, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO. Coordena o projeto de pesquisa “O preconceito racial nas entrelinhas das diferentes práticas educativas escolares”, desde 2004, e o grupo de pesquisa “Educação, Preconceito Racial e Ação Afirmativa”.

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Recebimento em: 14/03/2012.

Aceite em: 20/03/2012.

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Publicado

2012-09-06

Como Citar

Relações raciais e educação: desafios e possibilidades para a formação continuada do professor. Race relations and education: challenges and opportunities for the continued training of the teacher. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 289–301, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i46.409. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/409. Acesso em: 30 mar. 2025.