Os desafios da academia frente à Lei nº 10.639/03. College challenges front the Law Act Nr. 10.639/03

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DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v21i46.404


Resumo

O artigo trata dos desafios de a Lei nº 10.639/03 ser implantada sem que as Universidades e Centro Universitários de formação de profissionais alterem seus currículos e sem que a Academia mude o seu eixo de formação, tratando de maneira equânime as histórias e culturas que formam a nação brasileira. Os equívocos na formação de profissionais acontecem pelo fato de a Academia trabalhar com instrumentos epistemológicos de origem eurocêntrica, que não são capazes de fornecer condições para que a realidade do país seja analisada em todas as dimensões.

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Biografia do Autor

  • Zélia Amador de DEUS, Universidade Federal Pará
    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Pará e professora da mesma instituição. Membro da CADARA. Coordenadora do Grupo de Estudos Afroamazônicos e do Curso de Especialização - Saberes Africanos e Afro-Brasileiros na Amazônia (Lato Sensu); Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN.

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Recebimento em: 05/03/2012.

Aceite em: 15/03/2012.

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Publicado

2012-09-05

Como Citar

Os desafios da academia frente à Lei nº 10.639/03. College challenges front the Law Act Nr. 10.639/03. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 229–242, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i46.404. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/404. Acesso em: 30 mar. 2025.