Os desafios da academia frente à Lei nº 10.639/03. College challenges front the Law Act Nr. 10.639/03
DOI:

Resumo
O artigo trata dos desafios de a Lei nº 10.639/03 ser implantada sem que as Universidades e Centro Universitários de formação de profissionais alterem seus currículos e sem que a Academia mude o seu eixo de formação, tratando de maneira equânime as histórias e culturas que formam a nação brasileira. Os equívocos na formação de profissionais acontecem pelo fato de a Academia trabalhar com instrumentos epistemológicos de origem eurocêntrica, que não são capazes de fornecer condições para que a realidade do país seja analisada em todas as dimensões.Downloads
Referências
BALANDIER, George. As dinâmicas sociais: sentido e poder. Tradução de Gisela Stock e Hélio de Souza. São Paulo; Rio de Janeiro: DIFEL/ Difusão Editorial S. A. 1976. p.70-71.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1998. v. 2.
BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 1978.
CASHMORE, Ellis et al. Dicionário de relações étnicas e raciais. Tradução de Dinah Kleve. São Paulo: Summus, 2000.
COSTA, Sérgio. Dois atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
DERRIDA, Jacques. Cartas a um amigo japonês. Revista de Estética, Rio de Janeiro, n. 4, p. 15-18, 1985.
DEUS, Zélia Amador de. Os herdeiros de Ananse: movimento negro, ações afirmativas, cotas para negros na Universidade. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)- Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal
do Pará. Belém, 2008.
FANON, Frantz. Pele negras máscaras brancas. Outra gente. Salvador: Editora Fator, 1983.
FOUCAULT, Michel. Defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975 –1976). Tradução de. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 93- 99. (Aula de 21 de janeiro de 1976).
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: SOVIK, Liv (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução de Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1989.
MUNANGA, Kabengele. Palestra proferida em julho de 2006. Mesa Redonda -Ações Afirmativas. Conferência de Intelectuais Africanos e da Afro-Diáspora - CIAD, 2, 2006, Salvador.
NASCIMENTO, Elisa Larkin do. O sortilégio da cor: identidade raça e gênero no Brasil. São Paulo: Summus, 2003.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
WEDDERBURN, Carlos Moore. Do marco histórico das políticas públicas de ação afirmativa. In: SANTOS, Sales Augusto dos (Org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
Recebimento em: 05/03/2012.
Aceite em: 15/03/2012.