Os desafios da academia frente à Lei nº 10.639/03. College challenges front the Law Act Nr. 10.639/03

Autores

DOI:

10.29286/rep.v21i46.404

Resumo

O artigo trata dos desafios de a Lei nº 10.639/03 ser implantada sem que as Universidades e Centro Universitários de formação de profissionais alterem seus currículos e sem que a Academia mude o seu eixo de formação, tratando de maneira equânime as histórias e culturas que formam a nação brasileira. Os equívocos na formação de profissionais acontecem pelo fato de a Academia trabalhar com instrumentos epistemológicos de origem eurocêntrica, que não são capazes de fornecer condições para que a realidade do país seja analisada em todas as dimensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zélia Amador de DEUS, Universidade Federal Pará

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Pará e professora da mesma instituição. Membro da CADARA. Coordenadora do Grupo de Estudos Afroamazônicos e do Curso de Especialização - Saberes Africanos e Afro-Brasileiros na Amazônia (Lato Sensu); Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN.

Referências

BALANDIER, George. As dinâmicas sociais: sentido e poder. Tradução de Gisela Stock e Hélio de Souza. São Paulo; Rio de Janeiro: DIFEL/ Difusão Editorial S. A. 1976. p.70-71.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1998. v. 2.

BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 1978.

CASHMORE, Ellis et al. Dicionário de relações étnicas e raciais. Tradução de Dinah Kleve. São Paulo: Summus, 2000.

COSTA, Sérgio. Dois atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

DERRIDA, Jacques. Cartas a um amigo japonês. Revista de Estética, Rio de Janeiro, n. 4, p. 15-18, 1985.

DEUS, Zélia Amador de. Os herdeiros de Ananse: movimento negro, ações afirmativas, cotas para negros na Universidade. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)- Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal

do Pará. Belém, 2008.

FANON, Frantz. Pele negras máscaras brancas. Outra gente. Salvador: Editora Fator, 1983.

FOUCAULT, Michel. Defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975 –1976). Tradução de. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 93- 99. (Aula de 21 de janeiro de 1976).

HALL, Stuart. Questão multicultural. In: SOVIK, Liv (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução de Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1989.

MUNANGA, Kabengele. Palestra proferida em julho de 2006. Mesa Redonda -Ações Afirmativas. Conferência de Intelectuais Africanos e da Afro-Diáspora - CIAD, 2, 2006, Salvador.

NASCIMENTO, Elisa Larkin do. O sortilégio da cor: identidade raça e gênero no Brasil. São Paulo: Summus, 2003.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

WEDDERBURN, Carlos Moore. Do marco histórico das políticas públicas de ação afirmativa. In: SANTOS, Sales Augusto dos (Org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

Recebimento em: 05/03/2012.

Aceite em: 15/03/2012.

Downloads

Publicado

2012-09-05

Como Citar

DE DEUS, Z. A. Os desafios da academia frente à Lei nº 10.639/03. College challenges front the Law Act Nr. 10.639/03. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 229–242, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i46.404. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/404. Acesso em: 20 abr. 2024.